segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Airbnb com ligação directa ao Turismo de Portugal


Esta ofensiva de artigos ( Primeiro no Público, agora no Jornal de Negócios ) é altamente manipuladora e enganadora por parte da AIRBNB. Depois de uma entrevista concedida ao Público insípida, manipuladora e demagoga pelo Director Ibérico do AIRBNB … aparece agora este artigo.
Agora é a AIRBNB quem manda no Mercado Imobiliário em Portugal e estabelece a Política da Habitação, direito garantido pela Constituição?
"O director-geral ibérico da Airbnb não se cansa de elogiar o Governo português pela colaboração que tem tido e por perceber a importância do alojamento local." 
A Airbnb faz o que quer em Portugal. A chamada “colaboração” sem entraves e exigências por parte das autoridades é uma situação “paradisíaca” para a Airbnb que noutras cidades é confrontada com fortes exigências de regulamentação;
Em cidades como Amsterdão, Berlim , Barcelona, depois de anos de recusa de colaboração a AIRBNB vem agora, sobre grande pressão Internacional, demonstrar uma maior abertura de colaboração. Sem pressão crítica nada disto teria acontecido.
Em Amsterdão onde se já estabeleceu como limite máximo de ocupação por ano 60 dias, o PVDA quer proíbir o aluguer de edifícios completos e apartamentos geridos por gestores Imobiliários no Alojamento Local. Apenas serão permitidos os alugueres de partes de casa, em alojamentos onde o proprietário também reside e pernoita.
"Este fenómeno do Alojamento Local extravasou completamente aquele que era o seu conceito inicial, de partilha de habitação, vindo da economia de partilha, e passou a ser uma indústria que está a ser promovida pela própria industria hoteleira e entidades imobiliárias que estão a aproveitar esta flexibilidade e facilidade que há no AL para levarem a cabo empreendimentos turísticos, fugindo completamente ao conceito de AL"
OVOODOCORVO

Airbnb com ligação directa ao Turismo de Portugal
O director-geral ibérico da Airbnb não se cansa de elogiar o Governo português pela colaboração que tem tido e por perceber a importância do alojamento local. “É algo único e permite que Portugal cresça no turismo”. É por isso que há agora uma ferramenta inédita.

Alexandra Machado amachado@negocios.pt
03 de dezembro de 2017 às 22:00

É uma colaboração inédita aquela que a Airbnb está a fazer com o Turismo de Portugal. Os novos anfitriões (host) podem, desde 1 de Dezembro, registar-se, de forma automática, no portal do alojamento local do Turismo de Portugal.

"Os dados colocados por novos anfitriões vão ser partilhados pelo Turismo de Portugal, o que pode ajudar a detectar se há pessoas a infringir a lei e vamos facilitar a detecção", pelo que "se detectarem que há pessoas que não estão a cumprir as regras então comunicam-nos e nós retiramos essas pessoas da plataforma", esclareceu em entrevista ao Negócios o director ibérico da Airbnb. Diz mesmo que o que foi feito agora em Portugal "é um mecanismo único no mundo, não há em nenhum lugar".

Fazem-no, pois, porque é a demonstração de que quando "as coisas são feitas de forma correcta faz sentido desenvolver ferramentas que ajudem a cumprir com as regras". Arnaldo Muñoz não se cansa de elogiar, durante a entrevista, o governo central, aberto ao diálogo, o que é "quase único" e que permite que "Portugal cresça no turismo".

"Portugal percebeu a importância de ter pessoas vindas através destas plataformas. Definiu uma lei há muito tempo, o que nos ajuda, enquanto plataforma, a investir no negócio". Há, pois, acrescenta, "coisas que não conseguimos fazer noutros locais do mundo, mas que conseguimos fazer aqui". A relação, diz ainda o mesmo responsável, permite que a Airbnb recolha a taxa turística para Lisboa, que, só este ano, vai num valor superior a 3 milhões de euros.

Arnaldo Muñoz desvaloriza o impacto de Lisboa poder aumentar essa taxa, passando-a de 1 para 2 euros, o valor que o Porto pretende também introduzir. Até porque é uma taxa que considera justa por não ser discriminatória, é aplicada a todos os alojamentos; e, em segundo lugar, diz, pretende-se que o dinheiro seja utilizado na sustentabilidade da cidade e na sua imagem. Quanto a outras medidas fiscais, nomeadamente a implementada em Itália, conhecida precisamente como imposto Airbnb, Arnaldo Muñoz recusa-se a comentar, por ter responsabilidade apenas pelo mercado ibérico. Mas garante: "quando as leis surgem, adaptamo-nos a elas. É isso que estamos a fazer em Portugal". Por isso, a tal ferramenta de interacção com o Turismo de Portugal que agilizará o processo de detecção de incumprimentos, nomeadamente o de registo obrigatório.

Sobre as críticas que são feitas à Airbnb, vai desfiando as respostas.

Primeira questão. Estão a contribuir para retirar pessoas dos centros das cidades?  "Acreditamos precisamente no oposto. Plataformas como a Airbnb permite às pessoas ficarem nas suas casas porque garante um rendimento extra". E, acrescenta, a população de Lisboa, nos últimos anos, até cresceu. "Ainda me lembro da Baixa à noite estar quase deserta".

Segunda questão. A Airbnb é uma das causas do aumento dos preços das casas e das rendas? "É mais fácil atribuir ao mais recente player a responsabilidade de um problema", mas "temos de fazer um melhor trabalho em explicar o que de positivo trazemos". Mas em relação à habitação, diz Muñoz, há mais casas em Lisboa vazias do que as que existem de alojamento Airbnb. E estando essas casas fora do mercado, os preços sobem. Além disso, há o apoio ao investimento estrangeiro no imobiliário.

Terceira questão. Os hóspedes são barulhentos e interferem com a vida das cidades? "Em Lisboa, Porto e Algarve há ainda oportunidade para atrair turistas, e que é compatível com a vida das pessoas que vivem nesses sítios". Alguns dados: o número de incidentes diz serem mínimos; há muitas famílias a viajarem pela Airbnb; e 25% da própria população de Lisboa é anfitrião ou hóspede.

Depois dos argumentos e dos elogios, deixa a sua crença: "Portugal é um país que percebe o ‘home sharing’ e acredito que vai continuar a ser".

3,1
Taxa turística
A Airbnb gerou uma receita superior a 3 milhões para Lisboa em 2017, elevando a recolha a 5 milhões desde Maio de 2016.

25%
População
25% da população de Lisboa já utilizou a Airbnb como anfitrião ou como hóspede. Níveis semelhantes a Paris e São Francisco.

28%
Crescimento
A Airbnb cresceu este ano 28% no número de casas em Portugal listadas na plataforma. Há mais de 60 mil listagens.

73%
Aumento

O número de pessoas que viajaram de Portugal para fora com a Airbnb subiu 73% e o das que chegam a Portugal cresceu 59%.

Sem comentários: