terça-feira, 12 de setembro de 2017

A aguardar por obras de fundo, Praça da Alegria ganha quiosque e parque infantil


A aguardar por obras de fundo, Praça da Alegria ganha quiosque e parque infantil

POR O CORVO • 12 SETEMBRO, 2017 •

Até agora, o cenário tem sido desolador. Mas a zona central da Praça da Alegria, onde se localiza o Jardim Alfredo Keil, deverá contar, em breve, com um parque infantil e um quiosque e os seus espaços verdes deverão ser reabilitados. As obras a cargo da Junta de Freguesia de Santo António, que decorrem em período eleitoral, são justificadas pelo presidente da autarquia, Vasco Morgado (PSD), pela necessidade de valorizar este espaço central, localizado numa zona de nobre da cidade, mesmo ao lado da Avenida da Liberdade.

 “Conseguimos estabelecer um acordo com os hotéis da zona para que pagassem o parque infantil”, explica, adiantando ainda que o aspecto descuidado a que o jardim tem estado entregue terá os dias contados, uma vez que já foi mudado o sistema de rega. As obras em curso acontecem quase na mesma altura em que foi publicado o novo regime legal de classificação do conjunto de árvores daquele jardim – até agora, beneficiavam de protecção especial apenas seis das nove árvores do conjunto. Apesar do despacho agora publicado, uma das árvores de grande porte ali existente está marcada para ser cortada pelos serviços camarários, por razões fitossanitárias.

 A grande árvore junto ao novo quiosque será abatida, em breve, devido ao seu mau estado.

“A requalificação no âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro foi, mais uma vez, adiada, infelizmente. Aliás, tem sido sempre adiada pela Câmara de Lisboa”, queixa-se o presidente da junta, admitindo que isso possa estar relacionado com “uma mera conveniência dos serviços camarários”. “Mas conseguimos agora, e depois do parecer positivo da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), uma solução para levar por diante uma das fases da obra, relacionada com o espaço interior da praça”, diz Vasco Morgado, apontando a abertura do parque infantil e do quiosque para pouco depois do início de Outubro.

A intervenção no espaço exterior ao Jardim Keil do Amaral, a realizar pela Câmara de Lisboa, no âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro, está prevista iniciar-se “após 2017”, de acordo com a informação disponível no sítio da autarquia. Ali pode ler-se que, entre as principais linhas de acção desta intervenção, se prevê o aumento da circulação pedonal nos topos da praça, o crescimento do uso de esplanadas e o condicionamento da circulação automóvel.

Texto: Samuel Alemão

Sem comentários: