segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Tráfico de droga no centro de Lisboa




Tráfico de droga no centro de Lisboa
A Bica, em Lisboa, foi tomada de assalto por traficantes que vendem haxixe de dia e de noite. A PSP da zona já prendeu 71 pessoas este ano. A SÁBADO esteve no bairro

07:19 por Augusto Freitas de Sousa

O tráfico faz-se à vista de todos. E o esquema não difere de dia para dia. Primeiro chegam os traficantes, por volta da hora de almoço e na maior parte das vezes por caminhos diferentes. A polícia sabe quem são e de onde vêm. Segundo uma fonte da PSP são originários de bairros dos arredores de Lisboa como o "Navegantes" em Oeiras, "Icesa" em Vialonga e outros na Amadora, Póvoa de Santa Iria e Alta de Lisboa. Habitualmente vendem haxixe, mas também há relatos de venda de ecstasy.

O movimento aumenta a partir das 18h - e na passada quarta-feira, 9 de Agosto, a SÁBADO assistiu a todos os passos. Na entrada do bairro, um ou dois traficantes colocam-se em posição estratégica para alertar para a possível chegada da polícia. Se desconfiarem de alguma coisa, assobiam - um som já reconhecido pelos moradores. Entretanto, vão angariando clientes e acompanham-nos para junto dos outros traficantes que se costumam juntar ao cimo das escadas que ligam a Rua Marechal Saldanha e a Rua do Almada. São geralmente dois ou três que aí aguardam pelos clientes ou que vendem directamente a quem passe no local.


Guardam parte da droga na mão, no bolso ou escondem-na na roupa. Num dos casos a que a SÁBADO assistiu, o traficante tirava lixo de um caixote para poder colocar o haxixe por baixo, enquanto um segundo se virava de costas para a rua para contar o dinheiro da venda. Um minuto depois, na esquina mais próxima, outro traficante tirava a droga escondida atrás de um cartaz descolado da parede. Após a transacção, concluída em poucos segundos, as placas de haxixe, que variam entre os cinco e os 10 euros, voltaram ao esconderijo.

Sem comentários: