segunda-feira, 19 de junho de 2017

Imagem do Dia / OVOODOCORVO


(…) “Por isso é que Paulo Fernandes pede que se retirem ilações desta tragédia. “Acho inconcebível que responsáveis do Governo e até o Presidente da República comecem logo a declarar à queima-roupa que tudo correu muito bem”, porque isto, acredita, contribui para “a desresponsabilização”.”
“Teria sido possível evitar uma tragédia tão grande? Especialistas acreditam que sim”

(…) A lição que se deve retirar deste incêndio de Pedrogão aplica-se assim ao resto do território nacional, segundo o presidente do Fórum Florestal: “O problema dos incêndios não se resolve com o reforço do dispositivo de combate; é um problema de ordenamento do território e, portanto, previne-se controlando a paisagem e controlando os combustíveis.”
“O Pinhal Interior Norte onde se situa Pedrógão já é metade eucaliptal”
O que aconteceu em Pedrógão podia ter acontecido em “três quartos do país”, alerta presidente do Fórum Florestal.

(…) “Quando há um secretário de Estado da Administração Interna que resolve dizer que ‘o fogo é imprevisível, o que há é uns académicos que têm umas teorias sobre isso’, é evidente que tem responsabilidade. Porque está a dizer que descarta o conhecimento que existe sobre a gestão de fogo porque acha que o problema é imprevisível. É a mesma coisa que a Assunção Cristas andar a rezar a Nossa Senhora por causa da seca“, criticou também.
(…) E acrescentou: “É como se nós tivéssemos em casa a ideia de deixar os bicos do gás acesos e dizer ‘meninos, agora ninguém risca um fósforo ou ninguém faz uma faísca’. Ninguém faz isso em casa. Toda a gente sabe que, de uma maneira ou de outra, há de haver uma faísca. O que nós temos no nosso território são as torneiras do gás acesas.”
Henrique Pereira dos Santos
Arquiteto paisagista


Sem comentários: