quarta-feira, 21 de junho de 2017

A economia política dos fogos


A economia política dos fogos
RAQUEL VARELA
Posted on June 20, 2017

Estava há 2 dias com uma dúvida – algo se passava que eu não compreendia, um puzzle a que faltavam peças. A pergunta que estava na minha cabeça é porque é que o Presidente da Liga dos Bombeiros, que disse as coisas mais irresponsáveis e panfletárias que alguém pode dizer nesta situação foi entrevistado 100 vezes mais do que os especialistas em fogos florestais com 60 anos de trabalho acumulado.
Quero recordar-vos que Jaime Marta Soares em cima de um fogo fora de controlo a meio da noite deu declarações em directo aos jornalistas a dizer que “tinha os meios necessários” e que as pessoas quando foram para aquela estrada certamente pensavam que o fogo estava a kms e «inadvertidamente, olhando a distância a que estaria o fogo» – contínuo a citar – não tiveram “a serenidade, o sangue frio, para fugir a essa situação”. Hoje sabe-se que as pessoas estavam a fugir não de um fogo a kms mas das suas casas a arder, onde os bombeiros, dele, não conseguiram sequer chegar. Desconfia-se de pior – algumas teriam sido direccionadas para aquela estrada pela GNR. Coloco no condicional a questão da estrada porque ao contrário de M.S. aguardo o inquérito. Ele não, ele fez o balanço da sua actuação em directo, qual presidente do clube de futebol local. Tem sido juiz em causa própria – não há em Portugal uma entidade independente que fiscalize a sua actuação, mas nem era preciso porque ele em directo, no local, no meio da catástrofe fez análises, tirou conclusões, e os jornalistas publicaram-nas. É o mesmo que eu dar nota 20 aos meus alunos sem ter olhado sequer para as teses. Esta passagem de M.S. a Deus é certamente influenciada pela ideia de que bombeiros não são políticos, ainda que o cargo de M.S. seja esse – presidente de uma Liga de Corporações que eu não faço ideia (os jornalistas fazem?) como funciona, quem representa, quem votou nele, se é por voto, nada. M.S. foi o homem que anunciou ao país, também na hora – contra a opinião dos meteorologistas e silvicultores, com cargos e doutoramentos – que tudo aconteceu por uma situação “inédita e imprevisível”. A tal que todos, sem excepção, que trabalham na área previram.
Hoje fui andar a pé, um par de horas, sozinha para pensar nesta questão – como uma Liga de Bombeiros ganhou este poder? Estamos na mão de um dirigente de colectividades que do alto da sua sabedoria fez saber ao país, em directo, tudo o que tinha acontecido, ainda estava a acontecer. E nada aconteceu como disse.
Penalizo-me por ter levado dois dias a compreender. Há uma economia do fogo – tantos o disseram e bem. Mas o que significa isso? Significa que o dinheiro é canalizado para o combate e não para a prevenção. Muitos o escreveram já. Mas o que significa isto realmente? Significa que se o nosso dinheiro de impostos é gasto na prevenção em guardas florestais esse dinheiro é usado em salário, força de trabalho, não tem, para além do consumo do trabalhador (casa, comida, roupa) nenhum impacto na economia que implique produção de lucro. Ele vai trabalhar com o cérebro e os olhos e uns binóculos. Mas são precisos muitos, ou alguns, espalhados. Mas, se o dinheiro é gasto no combate ele é massivamente usado em compra de carros de combate, equipamentos/roupas complexos, aviões, importações – adivinho alemãs – e ao que parece 500 milhões para um sistema de comunicações…que falhou. Dizem que há redundância dos equipamentos mas as pessoas estiveram quase 24 horas na aldeias sem conseguir ligar a ninguém, dependentes de um vulgar telemóvel que custa 80 euros. O paralelo com a saúde é evidente, há uma economia política da doença – se a pessoa for ao médico e aprender a alimentar-se e tiver um salário decente come bem; se ficar obesa vai mobilizar 1/6 do orçamento do SNS para medicação e afins para os diabetes. A «conversa» do médico ou do enfermeiro não dá lucro a ninguém, é um serviço, com custos exclusivos em força de trabalho. A diabetes porém é uma das mais lucrativas áreas de tratamento do mundo.
Espero não ter que repetir depois deste artigo o óbvio. O fogo não é causado por bombeiros, mas pelas razões que todos já apontaram estes dias de ordenamento da floresta. Os bombeiros são heróis. Necessários, deviam ter salários decentes e ser profissionalizados e respeitados porque ganham – cito um bombeiro numa carta aberta a Marta Soares – o mesmo num dia a trabalhar que um bombeiro alemão 1 hora de prevenção. Mas estava na hora de perguntar a muitos destes heróis se não aceitam ter formação e ser guardas florestais. Estava na hora de termos uma economia política das pessoas. A Marta Soares lamento mas do que assisti nestes dias não tenho palavra alguma de alento para lhe dar – num país a sério já estava demitido. Como estamos numa nação em decadência está ao lado da Ministra a dar conferências de imprensa, a tal ponto que às vezes me pergunto se a Ministra é que é assessora de Marta Soares.

António Costa tem passado por tudo isto com a inteligência que passa desde que tomou poder – pede calma, não tira conclusões, diz que não sabe o que se passou, e deixa que todos falem por si e digam asneiras, quanto ele é um sereno – e discreto – PM de um país em ansiedade profunda. Costa inventou a forma de fazer política: é preciso que não falem de mim.

Sem comentários: