quarta-feira, 3 de maio de 2017

Turismo já quase compensa sozinho o défice da balança de bens


Precisamente devido à importância do tema é imperativo desenvolver um sentido estratégico de gestão a médio e a longo prazo de forma a garantir uma relação de equilíbrio com todas as funções das cidades.
A política de lucro imediato a muito curto prazo vai levar à destruição do atractivo para os turistas e da identidade genuína e carácter local para os residentes.
Uma cidade nunca pode ser reduzida a uma plataforma rotativa onde únicamente  Turistas encontram outros Turistas
OVOODOCORVO

Turismo já quase compensa sozinho o défice da balança de bens

Análise do Banco de Portugal ao ano de 2016 mostra papel importante do turismo no crescimento, emprego e saldos com o exterior

 Sérgio Aníbal
SÉRGIO ANÍBAL 3 de Maio de 2017, 12:00

O saldo positivo registado por Portugal face ao exterior nos serviços de turismo praticamente igualou o défice no comércio de bens, contribuindo de forma decisiva para o resultado positivo obtido nas contas externas do país durante o ano passado.

Na análise ao desempenho da economia portuguesa durante o ano de 2016 publicada esta quarta-feira pelo Banco de Portugal no seu último boletim económico, o turismo surge em lugar de grande destaque em diversas ocasiões. O crescimento das exportações de serviços de turismo (as vendas realizadas neste sector a cidadãos estrangeiros são registadas como exportações) foi no ano passado de 9,7%, acentuando a tendência positiva que já se tinha registado em 2015, quando este indicador aumentou 8,7%. E o Banco de Portugal assinala que este resultado no turismo contribuiu assim de forma decisiva para dinamizar o desempenho do sector dos serviços, para o crescimento do emprego por conta de outrem e para a aceleração registada nas exportações, que voltaram a conquistar quota de mercado internacional.

O papel desempenhado por este sector no equilíbrio das contas externas é mais evidente do que nunca. O saldo com o exterior dos serviços de viagens e turismo (vendas a não residentes menos compras realizadas por portugueses no estrangeiro) atingiu em 2016 os 4,8% do PIB, prolongando a tendência de subida que se tem vindo a verificar nos últimos anos. Tendo em conta que, no mesmo período, o saldo da balança de bens (habitualmente deficitária em Portugal) foi negativo em 4,9%, isto significa que o turismo conseguiu só por si compensar quase por inteiro o défice português no comércio de bens.

O excedente da balança de serviços, que inclui as exportações de viagens e turismo subiu de 6,9% para 7,1%, permitindo que o saldo comercial fosse positivo em 2,2% do PIB, ao passo que o saldo com o exterior total aumentasse de 1,2% para 1,7%.

As surpresas do Banco de Portugal
O resultado forte das exportações, com o contributo decisivo do turismo, foi uma das surpresas encontradas pelo Banco de Portugal ao longo do ano passado quando tentava antecipar o comportamento da economia nacional.

Em Março de 2016, quando fez a sua estimativa para o PIB e para as suas diversas componentes, o Banco de Portugal apontou para um crescimento em 2016 de 1,5%. No final, quase acertou no resultado, que foi de 1,4%. No entanto, como reconhece no boletim agora publicado, a autoridade monetária portuguesa não conseguiu acertar no padrão e no perfil do crescimento ao longo dos trimestres.

O Banco de Portugal foi surpreendido pela negativa pelo investimento e pelo consumo público, ao passo que o consumo privado e as exportações registaram resultados melhores do que o previsto. Em particular, as exportações cresceram a uma taxa superior em 2,2 pontos percentuais ao estimado inicialmente pelo banco.

De igual modo, é assumida a surpresa com o resultado fraco da primeira metade do ano e com a retoma forte da segunda metade. “Assistiu-se a uma sobrestimação do PIB e das suas principais componentes no primeiro semestre do ano e a subestimação no semestre seguinte”, diz o relatório.

Produtividade afectada pela falta de crescimento

O Banco de Portugal deixa também alguns alertas. Um deles é o de que, mesmo num cenário de crescimento económico, aquilo a que se tem vindo a assistir ao nível da produtividade (medida pelo produto criado por pessoa) é a uma tendência de diminuição, que se voltou a assistir em 2016.
A autoridade monetária considera que esta queda da produtividade se deve sobretudo ao reduzido stock de capital acumulado pela economia portuguesa, algo que se tem vindo a agravar devido à evolução negativa registada no investimento nos últimos anos. Isto é, a falta de investimento em máquinas e outros equipamentos está a manter a produtividade portuguesa a um nível baixo e mesmo a conduzir a uma descida. Este é um dos motivos para que o país não consiga apontar para ritmos de crescimento mais elevados.


Em relação às finanças públicas, embora assinalando a descida registada no défice nominal, o banco assinalou o peso que medidas de carácter extraordinário e a despesa com juros tiveram no resultado, calculando que o saldo orçamental estrutural (que retira o efeito das medidas extraordinárias e da conjuntura) estabilizou e que o saldo estrutural primário (que retira ainda as despesas com juros) se deteriorou em 2016.

Sem comentários: