domingo, 19 de março de 2017

Arquitectos e Património. Um caso de esquizofrénica dicotomia.



A mais completa manifestação da esquizofrénica dicotomia na cabeça doas Arquitectos e da forma como gerações dos mesmos Arquitectos foram formados na sua interpretação polarizada entre a ideia do Contemporâneo e do Passado e consequentemente na sua interpretaçào da sua relação com o Património e o contexto histórico … encontra-se na sua paradoxal atitude perante o património modernista, onde o restauro integral e reconstituição na íntegra dos monumentos deste período é aceite sem reservas e com explícita paixão (DOCOMOMO), enquanto toda e qualquer tentativa da mesma atitude no “outro” Património, de “outro passado”, é vista como sacrilégio e leva à indignação expressa com os gritos de Pastiche / Pastiche / Pastiche !!!!
É esta perspectiva e interpretação em esquizofrénica dicotomia que leva a defender a atitude de intervir em tabula rasa e em total indiferença perante o contexto histórico e patrimonial, em áreas consolidadas tais como a Praça das Flores e o Largo de S. Miguel
Leiam esta passagem da minha autoria na obra “História das ideias, história da teoria da Arquitectura e defesa do património”:

“No presente , a consciência da autenticidade única da textura e do tecido histórico, assim como o reconhecimento do carácter único da sua inerente energia criadora e artística, valores tão defendidos por Ruskin e por Morris, foi aceite por todos e institucionalizada pela Carta de Veneza em 1964 e adoptada pelo ICOMOS em 1965.
A consciência do valor intríseco e específico das intervenções nas diversas épocas de um Monumento e a sua aceitação, foi também oficialisada pela mesma Carta e Instituição, rejeitando-se assim oficialmente e definitivamente, o conceito de Restauro em “Unidade de Estilo”.
Assim, o conceito de “Conservação acima do restauro”, tornou-se éticamente a única atitude aceitável e possivel, partindo da permissa Ruskiniana, mas com uma interpretação ligada a consequências com alguns aspectos curiosos ...
A norma adoptada pelo ICOMOS é a de, que depois da atitude de conservação e manutenção máxima e rigorosa da autenticidade do material histórico presente no Monumento, atitude que corresponde a um rigor de principio, com o qual todos concordamos, reflexo de um simples bom senso aceite universalmente, toda e qualquer intervenção posterior deve ser demarcada através estilo que denuncie claramente o contemporâneo.
Ora o contemporâneo é neste caso interpretado, depois da “victória” cultural do Modernismo como estilo, no pós-guerra, como algo abstracto e depurado de forma minimalista.
Esta situação, de pura influência ideológica, perfeitamente datável e nesse sentido imposta, torna-se mais clara ao aproximarmos o trabalho da DOCOMOMO, a organisação das Nações Unidas que se dedica à defesa dos Monumentos Modernos (leia-se Modernistas).
Assim, têm-se sem hesitações, reconstruído na integra, notáveis e magnificos Monumentos do Periodo Heróico do Movimento Moderno, tais como o Pavilhão Mies van der Rohe (Barcelona) o Café de Unie em Roterdão (etc.,) e têm-se restaurado em “Unidade de Estilo” Monumentos como a Fábrica Van Nelle, O Sanatório “Zonnenstraal” em Hilversum, a “OpenluchtSchool” em Amsterdão , etc, etc,.
Chegou-se mesmo ao ponto de propôr a construção de edifícios nunca construídos e que tinham ficado apenas como projecto.
Esta atitude é apoiada sem reservas e aplaudida pela grande maioria da classe arquitecta, com convicção e nostalgia.
Mas quando chegamos, à hipótese da aplicação da mesma atitude aos Monumentos anteriores a este periodo, aí, imediatamente grita-se de forma furiosa e indignada : “Sacrilégio”! “Sacrilégio”! “Pastiche”! Pastiche”!
Verificamos assim , dois critérios, dois pesos e duas medidas, determinados claramente por uma ambígua, subjectiva e ideológicamente motivada dualidade.”

António Sérgio Rosa de Carvalho

In “História das Ideias , História da Teoria da Arquitectura e Defesa do Património”, 2010, Scribe .

Sem comentários: