quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Aquecimento global torna incêndios mais violentos


Aquecimento global torna incêndios mais violentos
14 DE AGOSTO DE 2009
Lusa

Os incêndios florestais serão cada vez mais violentos e devastadores nas próximas décadas, devido ao aquecimento global, alertou hoje a Greenpeace espanhola.

"As alterações climáticas trazem uma nova geração de incêndios com consequências sociais e económicas até agora desconhecidas", garantiu o especialista em florestas da delegação espanhola da organização ecológica, Miguel Soto.

Espanha, Itália, França e Grécia fazem parte dos países mais afectados pelos fogos florestais em Julho, alimentados pelas temperaturas elevadas e pelos ventos violentos que se fizeram sentir.

"Os fogos florestais estão a tornar-se mais intensos e fora de controlo em Espanha, no Sul da Europa e noutras regiões semi-áridas como a Califórnia (Estados Unidos) e a Austrália", afirmou Soto, no discurso de apresentação do relatório da Greenpeace sobre este fenómeno.

Segundo a organização, as vagas de calor e a seca crescentes provocadas pelas alterações climáticas combinam-se com o abandono das terras rurais e com a falta de manutenção das áreas florestais, ficando as florestas "susceptíveis de arder cada vez mais e de forma mais incontrolável".


Os incêndios alimentam um "ciclo vicioso" em torno do aquecimento global: "As florestas são enormes reservas de carbono que, quando queimado, liberta quantidades massivas de gases com efeito de estufa na atmosfera", explica a Greenpeace.

Sem comentários: