quinta-feira, 31 de março de 2016

“Lamento imenso se o CCB tem de mudar de direcção sempre que muda o governo” / Uma questão de valores, mais do que de valor Comentário / Luís Raposo

Uma questão de valores, mais do que de valor
Comentário Luís Raposo

Esteve bem António Lamas em sublinhar na AR a prioridade que deve ser dada à discussão do seu plano para Belém-Ajuda e não tanto às circunstâncias deploráveis da sua demissão. E, honra lhe seja feita, foi desde o início claro em dizer ao que ia: criar mais uma ilha de abundância, como em Sintra, onde fosse possível criar valor — curiosa dicotomia esta entre “valor”, entendido como criação mercantil de riqueza usada privadamente nos locais onde se gera, e “valores”, entre os quais o da solidariedade nacional. É, pois, no seu próprio terreno que a visão de Lamas pode e deve ser contestada, sem isto querer dizer que não tivesse razão em muito do que observava, sendo certo que Belém precisa de levar uma grande volta, urbana e de gestão patrimonial. O seu plano podia até ajudar (não obstante o carácter vago, onde o mais importante parece estar escondido, sendo tudo servido por linguagem tão empresarial que chega a ser irritante). Mas faltava-lhe a humildade de perceber o essencial, ou seja, que os monumentos e museus são projectos cívicos destinados a servir os cidadãos (não os consumidores, mesmo quando turistas endinheirados) e que estes se representam, no plano social, pelo movimento associativo do património, e, no plano político, pelos poderes políticos, dos quais o autárquico é decisivo em matéria de construção de cidade. Faltavalhe uma última coisa: ter presente que a “redistribuição entre os Jerónimos e Freixo de Espada à Cinta” que disse não fazer sentido constitui a base do nosso contrato nacional, velho de quase nove séculos. Arqueólogo

Lamento imenso se o CCB tem de mudar de direcção sempre que muda o governo”
António Lamas foi ao Parlamento explicar por que razão não se demitiu do CCB e garantir que ouviu a autarquia antes de dar por concluído o seu plano para o eixo Belém-Ajuda

Lamas deixou claro que considerava que o seu afastamento tinha motivações políticas e não técnicas

Lucinda Canelas/ 31-3-2016 / PÚBLICO

António Lamas chegou às 17h30, como estava marcado, com documentos e uma declaração inicial que resumia em pouco mais de cinco minutos o seu currículo enquanto professor universitário e gestor público. Durante as duas horas seguintes respondeu às perguntas dos deputados da Comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Estava ali a pedido do PSD para dar a sua versão dos acontecimentos que levaram o ministro da Cultura, João Soares, a afastá-lo da presidência do Centro Cultural de Belém (CCB), na sequência de um processo muito mediatizado que começou com a extinção de uma estrutura chefiada por Lamas que criou um plano estratégico para revitalizar o eixo Belém-Ajuda, a zona monumental mais visitada do país, e acabou com o ministro a recebê-lo no seu gabinete, a 29 de Fevereiro, para lhe entregar uma cópia do despacho de exoneração, cumprindo naquela noite um ultimato que lhe fizera três dias antes, nas páginas dos jornais.
Ontem, Lamas não se referiu uma única vez ao seu sucessor, Elísio Summavielle, um homem que tem feito carreira no património e no serviço público, como o expresidente do CCB, e colaborador de longa data de João Soares. Mas deixou claro que considerava que o seu afastamento tinha motivações políticas e não técnicas, e que o argumento usado para chumbar o seu plano estratégico para Belém — o de que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) não fora consultada enquanto se elaborava a proposta — não era verdadeiro.
No final, Lamas haveria de dizer aos jornalistas que Fernando Medina, o socialista que preside à autarquia, temera a falta de “protagonismo” da câmara, mas que a decisão de a confinar à comissão de acompanhamento da estrutura de missão encarregue de executar o plano fora do Governo de Passos Coelho e não sua.
“Atitude birrenta”
O ex-presidente do CCB, que durante anos liderou a Parques de Sintra — Monte da Lua, a empresa que gere os monumentos daquela vila património mundial, foi à AR na sequência de um requerimento apresentado por dois deputados do PSD, Sérgio Azevedo e Pedro Pimpão. Foi precisamente o primeiro que começou por acusar o ministro da Cultura de tratar a questão da substituição do presidente do CCB de “uma forma despropositada” e de ter tomado uma decisão puramente política. Vânia Dias da Silva, do CDS-PP, alinhou nas críticas e defendeu que a extinção, por parte do Governo de António Costa, da estrutura de missão que Lamas dirigia é produto de uma “atitude birrenta” do executivo, do seu “fervor destrutivo”.
Lamas aproveitou para refutar, a cada intervenção, as acusações que a tutela lhe foi fazendo nas últimas semanas através da comunicação social. “Fui conduzido na praça pública a um empurrão para me demitir. Eu achei que não o devia fazer porque não concordei com as razões”, disse, rejeitando uma vez mais que o seu plano estratégico para Belém seja um “disparate total” (foi João Soares que assim o classificou). “É um trabalho que me orgulho de ter apresentado ao Governo.”
Aos que nos jornais atribuíram a sua recusa em se demitir não a uma posição de princípio, mas à “indemnização choruda” que lhe caberá por ter sido exonerado antes de 2017 (foi o primeiro presidente do centro a sê-lo desde que nasceu, há 23 anos), respondeu: “A minha indemnização já foi calculada pela Fundação CCB — não chega a 11 mil euros.” Gabriela Canavilhas, do PS, saiu naturalmente em defesa de João Soares, lembrando a legitimidade do ministro para escolher o presidente do CCB, um cargo de confiança política, e argumentando que este “não é o momento nem a oportunidade adequada para avaliar a proposta [de Lamas] para o eixo Belém-Ajuda”. “Não há qualquer fundamento político-partidário no seu afastamento”, nem “qualquer irregularidade” em todo o procedimento, disse Canavilhas, garantindo que João Soares esperava que Lamas se demitisse, o que na opinião dos socialistas seria “o mais correcto”, dada “a relação umbilical” que o então presidente estabelecia entre o seu plano para Belém e o cargo que exercia no CCB.
Com o pedido de audição de Lamas, o PSD quis apenas, acrescentou a deputada, fazer o “julgamento moral e político” do ministro da Cultura. “Este assunto devia estar morto”, disse. “Morreu com a extinção do [plano para o] eixo BelémAjuda.”
CML no centro do debate
As declarações de João Soares a 26 de Fevereiro, responsabilizado Lamas por uma “gestão imprudente” que levara ao esbanjamento de seis milhões de euros das reservas do CCB — o professor do Instituto Superior Técnico diz não saber sequer a que se refere o ministro, convidando-o a olhar para as contas daquele equipamento cultural —, não ocuparam muito os deputados.
No centro da discussão estiveram os contactos entre o então presidente e a autarquia liderada por Medina. Os contactos que João Soares diz que não existiram, os que Lamas fez questão de discriminar perante os deputados: várias reuniões com o vereador do Urbanismo e Planeamento Estratégico, Manuel Salgado, com a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e outros técnicos. Isto, sem esquecer o próprio Medina, com quem disse ter almoçado uma vez, em Dezembro de 2015, encontrando-se com ele uma segunda vez, numa reunião em que o presidente da autarquia terá sido “desagradável”.
Findos os esclarecimentos na comissão parlamentar, clarificaria aos jornalistas o calendário destes encontros com representantes camarários, explicando que os contactos com Salgado e Vaz Pinto aconteceram antes de estar criada a estrutura de missão encarregada pelo Governo de Passos de criar o plano de revitalização de Belém, embora as reuniões técnicas se tenham mantido até Setembro de 2015 (o plano estratégico fora divulgado em Agosto no portal do Governo). Quanto à reunião com Medina, aconteceu já depois de criada a estrutura, quan-
do Lamas lhe pediu que nomeasse um representante para a comissão de aconselhamento.
Segundo este gestor público, o presidente da câmara sentiu que a autarquia estava “secundarizada” e rejeitou qualquer representação. “O Governo achou que não devia incluir uma autarquia numa estrutura que dependia do Conselho de Ministros”, explicou, e Medina optou por se recusar a participar. “Foi uma recusa política”, concluiu. A de um autarca PS perante uma proposta encomendada por um governo de coligação PSD-CDS.
As explicações de Lamas aos deputados sobre estes contactos tinham posto Sérgio Azevedo a defender na comissão que “o espectáculo levado à cena pelo ministro da Cultura” se baseava numa “argumentação falsa”, já que a câmara fora ouvida várias vezes e conhecia o que se estava a preparar. “O que está aqui em causa é a substituição de uma pessoa pura e simplesmente por outra pessoa. Não há uma divergência de fundo”, afirmou o deputado social-democrata, dizendo que a única coisa que João Soares demonstrou em todo o processo é que “é o DDT [dono disto tudo] da Cultura”.
Ana Mesquita do PCP, admitiu que se pode discutir “a elegância” do afastamento de Lamas, mas o que importa neste caso é o abandono de um “plano mercantilista” que abria a porta a um aumento de preços dos museus e monumentos de Belém e se preparava para vedar a muitos portugueses o acesso a um património importantíssimo. Na despedida, Lamas pediu aos deputados que leiam o plano que criou com a sua equipa para o eixo e que se interessem pelo futuro de Belém, lembrando que deixou criadas condições para que os dois módulos que faltam para completar o CCB — em parte destinados a hotéis — sejam concessionados ainda este ano.


“Não aceitei a presidência do CCB para dar mais importância a Belém do que à sua programação”, disse. E concluiu, numa referência directa ao seu mandato interrompido: “Lamento imenso se o CCB tem de mudar de direcção sempre que muda o governo. Não foi o que aconteceu até agora.”

Sem comentários: