terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Chão partido na Rua da Vitória / Lisboa: AML aprova retirada da calçada portuguesa até 2017

Lisboa: AML aprova retirada da calçada portuguesa até 2017
Diário Digital / 19-02-2014 às 10:24

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou na terça-feira o Plano de Acessibilidade Pedonal, uma iniciativa que prevê a aplicação de 100 medidas, até 2017, para facilitar a mobilidade na capital do país. Algumas destas medidas passam pela criação de mais passadeiras, ciclovias e o rebaixamento de alguns passeios. Mas há outra que está a suscitar muita polémica.
Uma das medidas prevê a retirada da calçada portuguesa e está a gerar polémica, segundo avança a rádio TSF. A Associação de Defesa do Património garantiu já que vai avançar com uma petição para impedir que seja implementada.
Para a Associação de Defesa do Património de Lisboa, «esta medida é inaceitável» e, por isso, segundo a emissora, já anunciaram que vão realizar uma petição para impedir que o pavimento tradicional seja retirado.
À TSF, o vereador dos direitos sociais, João Afonso, garantiu que a retirada do referido pavimento só será feito nos locais em que a mesma represente um perigo.

Chão partido na Rua da Vitória
POR O CORVO • 22 FEVEREIRO, 2016 •

Quando, em 2014, a Câmara Municipal de Lisboa trocou a calçada portuguesa pela pedra lioz polida a revestir o pavimento da Rua da Vitória – um eixo vital da Baixa Pombalina, que liga a estação de metro Baixa-Chiado a um dos elevadores com acesso ao Castelo de São Jorge -, a mesma tornou-se uma montra de um modelo que o município assumiu querer adoptar em muitas outras vias.

No primeiro domingo soalheiro de 2016, com as ruas cheias de turistas, a experiência piloto, constatou o Corvo, degrada-se a olhos vistos, com lajes rachadas e outras levantadas, à espera que os serviços camarários tirem conclusões ou, simplesmente, façam as obras de manutenção necessárias.


Texto: Rui Lagartinho

Sem comentários: