sábado, 30 de janeiro de 2016

A SOLMAR vai Fechar ? Solmar não vai fechar, dizem os proprietários


Solmar não vai fechar, dizem os proprietários
O receio de que mais um símbolo da Baixa estivesse condenado espalhou-se. Donos afirmam que são só férias e pequenas obras
Os próximos meses dirão se este fecho a ajudará a renascer, ou se antecipará o que muitos receiam: que também ela seja devorada pelos apetites e modas que estão a transformar a Baixa num sítio que apenas faz pensar em Lisboa.

José António Cerejo / 30-1-2016 / PÚBLICO

O longo rol de velhas casas comerciais que estão a desaparecer da cidade, fazendo muitos lisboetas sentir-se estrangeiros na sua terra, não foi esta semana aumentado com mais um nome de respeito. A Solmar, nas Portas de Santo Antão, não vai desaparecer, ao contrário dos presságios de mau agoiro que se propagaram nos últimos dias nas redes sociais. Essa é, pelo menos, a garantia do director do Garden Hotel, um estabelecimento detido por um dos proprietários da cervejaria, ali a dois passos, na Rua do Jardim do Regedor.
Luis Marques, em nome do gerente da Solmar, António Pedro Paramés, assegurou ontem ao PÚBLICO que a verdade está no aviso afixado no local: “Encerrado para férias.” Segundo a mesma fonte, a cervejaria estará fechada durante um mês e nesse período serão feitas obras de conservação. “Vai reabrir exactamente como está, mas com melhores condições para servir devidamente os clientes”.
O PÚBLICO não conseguiu chegar à fala com António Paramés, um dos herdeiros dos dois irmãos de origem galega que em 1956 fundaram a casa, no piso térreo da sede do Ateneu Comercial de Lisboa. A família Paramés acumulou durante o século passado um importante património na Baixa, com restaurantes, hotéis e imóveis, e ainda hoje controla numerosas empresas em diferentes sectores.
A cervejaria, agora decadente, tornou-se um dos ex-líbris da cidade, sobretudo pela sua arquitectura e decoração. Os próximos meses dirão se este fecho a ajudará a renascer, ou se antecipará o que muitos receiam: que também ela seja devorada pelos apetites e modas que estão a transformar a Baixa num sítio que apenas faz pensar em Lisboa.
Os temores de que este cenário se confirme são reforçados pela situação do Ateneu, uma colectividade com 135 anos, insolvente desde 2012. Embora o rés-do-chão pertença aos donos da cervejaria, o facto (não confirmado pelo PÚBLICO) de estes possuírem terrenos nas traseiras faz com que alguns sorriam quando ouvem falar nas férias da Solmar.




É com preocupação e tristeza que damos conta do encerramento de um dos restaurantes mais bonitos de Lisboa, a Cervejaria SOLMAR. Urge chamar à atenção para a necessidade de preservação deste magnífico local. Expressando desejos de que reabra, bem conservada e com nova dinâmica, fundamental à Rua das Portas de Santo Antão. — at Solmar.

Este grande exemplo de um Projecto Total de Arquitectura de Interiores ou "Gesamtkunstwerk", teve agora o reconhecimento e consagração definitiva da sua importância Patrimonial, ao ser publicado na Mundialmente famosa e respeitada "World of Interiors".
Agora que se fala novamente da classificação deste tipo de Património Único e Insubstituível, tema pelo qual me bato há muitos anos ... aqui temos um caso a ser proposto já e de imediato ... não esqueçendo que a Cervejaria/Restaurante e a Pastelaria são um TODO indivísivel !!
António Sérgio Rosa de Carvalho

60 anos de Solmar
“Ocupando o lugar do "Club Arcadia" - que por sua vez tinha ocupado o lugar do "Palace Stand" importador da "Chevrolet" - os irmãos galegos António e Manuel Paramés encomendaram, em 1954, o projecto da "Solmar" aos arquitectos Bevilaqua, Botelho e Curado do gabinete do Prof. Jorge Pinto.

O mobiliário foi fornecido pelo "Móveis Olaio" e desenhado por José Espinho.”



Sem comentários: