quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O gato e o rato / Cartas à Directora / PÚBLICO


 “VOX POPULI”/ Cartas à Directora / 22-10-2015 / PÚBLICO
O gato e o rato

António Costa está em modo sobrevivência... ou kamikaze, dependendo das perspectivas! E, acossado como está, levará o país com ele, se for preciso. A confiança dos mercados, os juros da dívida, ou simplesmente Portugal enquanto país são, para ele, pormenores. Alberto Gonçalves definiu o caso magistralmente: “Um homem encurralado é perigoso, um invertebrado nas cordas é o desastre.” Mas deixemos, por momentos, o homem e falemos do partido.
Dir-me-ão: mas se a coligação não for capaz de apresentar uma maioria estável, não poderá o PS apresentar uma que o seja? Respondo que pode e deve... se a tiver! É que uma hipotética coligação do senhor Costa e restante tralha socrática (sim, também esses estão a lutar pela sua vida política... ou por um tacho) com o Syriza português e com os máximos representantes do marxismo-leninismo não augura nada de bom. Lembramse da Grécia? Mas, enfim, a esperança é a última a morrer. Pode ser que a Europa trema e o mundo se vergue perante tão augusta coligação!
Cá dentro, seja qual for a decisão do Presidente, uma coisa parece certa: dificilmente o PS sairá vivo disto. Seja por causa da revolução que já se pressente para os lados do Largo do Rato, seja porque BE e PCP (sobretudo este último) não hesitarão em abandonar Costa quando este tiver de impor medidas impopulares (e se ele vai ter de as tomar!), seja ainda se (como é bem mais provável), enquanto oposição, o PS deitar abaixo a coligação democraticamente eleita!
Deng Xiao Ping, secretário-geral do Partido Comunista Chinês entre 1978 e 1992, disse uma vez que não importava se o gato era preto ou branco. Importava era que ele caçasse ratos. É pena que António Costa saiba tão pouco de História, ou de política, ou de tantas outras coisas. Talvez conseguisse poupar o PS a esta situação... É que o PCP já está a afiar as garras!

Miguel Gonçalves, Mafra

Sem comentários: