quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Pelo menos 44 mortos em violenta explosão na cidade chinesa de Tianjin / VÍDEO /EXPLOSION IN TIANJIN, CHINA (RAW VIDEO) 在天津,中國巨大的爆炸聲 - Different Angles




Pelo menos 44 mortos em violenta explosão na cidade chinesa de Tianjin
PÚBLICO 12/08/2015 - PÚBLICO

As causas da ocorrência são para já desconhecidas.

Uma violenta explosão num local de armazenamento de materiais perigosos, que fez estremecer a cidade portuária chinesa de Tianjin, fez pelo menos 44 mortos e 400 feridos, a causou avultados prejuízos.

A estação pública de televisão, CCTV, e a agência de notícias estatal, Xinhua, difundiram vídeos da ocorrência, onde é perceptível a explosão, que imediatamente provoca uma bola de fogo e leva a um apagão na cidade, com mais de sete milhões de habitantes.

Essas e outras imagens partilhadas nas redes sociais apontam para a existência de vários feridos graves, e mostram danos sérios na infra-estrutura portuária. Informações ainda não confirmadas oficialmente referem a hospitalização de 300 a 400 pessoas.

Várias corporações de bombeiros, apoiados por 35 viaturas, e equipas de emergência foram mobilizadas para a zona portuária da cidade, depois da explosão, que ocorreu às 23h30 (hora local), num reservatório petrolífero localizado na nova zona de desenvolvimento de Binhai. Doze das 44 vítimas mortais são bombeiros.

A explosão original deflagrou um incêndio que provocou outras explosões sucessivas, diz a Xinhua, acrescentando que “a natureza precisa dos materiais inflamáveis ainda não é clara”.

O choque fez estremecer os edifícios num raio de quilómetros, com residentes a relatarem uma experiência semelhante à de um pequeno tremor de terra.

A cidade de Tianjin é um importante porto industrial, situado na baía Bohay, a cerca de 150 quilómetros da capital, Pequim

Sem comentários: