sábado, 9 de maio de 2015

Saída do rating português de “lixo” ainda continua distante

Saída do rating português de “lixo” ainda continua distante
SÉRGIO ANÍBAL 09/05/2015 - PÚBLICO

Contrariando as expectativas do mercado, a Moody’s não ficou mais próxima de uma subida de rating a Portugal.

Continua a ser adiado o momento em que uma das três principais agências de rating internacionais retira o rating português do nível “lixo” em que foi colocado durante a crise.

Esta sexta-feira foi a vez de a Moody’s não aproveitar a data em que tinha a possibilidade de alterar a classificação a Portugal para melhorar a sua perspectiva em relação à economia e às contas públicas do país. A agência não emitiu qualquer nova opinião, o que significa que o rating português se manteve, para a Moody’s, em Ba1, a precisamente um nível de conseguir sair de "lixo", com uma tendência “estável”.

De acordo com as regras impostas pela União Europeia, as agências de rating internacionais têm três datas pré-definidas por ano (sempre a uma sexta-feira depois do fecho dos mercados) em que podem mexer na classificação atribuída a um país. No caso da Moody’s, esta sexta-feira era um desses dias e havia a expectativa junto de vários analistas de que a agência poderia aproveitar para passar a tendência do rating português de “estável” para “positivo”, o que representaria uma espécie de pré-aviso em relação a uma possível subida do rating na próxima ocasião.

Agora, a próxima data em que a Moody’s pode alterar a nota portuguesa é a 4 de Setembro. A melhor expectativa para esse dia é agora de uma mudança de tendência, sendo pouco provável que a agência opere de forma imediata uma subida do rating.

Portugal deverá deste modo manter-se no nível “lixo” durante mais algum tempo nas três principais agências de rating do mundo: para além da Moody’s, também a Standard & Poor’s e a Fitch. Nos seus relatórios mais recentes sobre Portugal, estas agências têm salientado que precisam de sinais mais seguros de que a economia está a garantir uma recuperação sustentada e de que os governos em Portugal (tanto o actual como principalmente o que sair das próximas eleições) vão manter o compromisso de prosseguir a consolidação orçamental.

Duas outras agências, a canadiana DBRS e a recém-criada ARC, atribuem a Portugal um rating que já está acima do nível "lixo". A classificação da DBRS é particularmente importante para Portugal, uma vez que a opinião desta agência é aceite pelo BCE quando avalia a qualidade dos activos que podem ser usados como garantia.

Sem comentários: