quarta-feira, 29 de abril de 2015

Menezes pondera regresso a Gaia em 2017

(...)“O terceiro caso foi o de Luís Filipe Menezes. Não foi condenado e nem é acusado. Mas a Visão diz que a Justiça está a investigar várias alegadas irregularidades nas estruturas locais e nacionais do PSD, nomeadamente em Gaia, no tempo em que Menezes era o presidente da câmara. Um caso onde alegadamente há de tudo: ajustes directos e concursos para campanhas do PSD, contas e facturas que não batem certo, contratações de agências de comunicação e empresas, e transferências bancárias pouco transparentes.”
PEDRO SOUSA CARVALHO 26/09/2014 / PÚBLICO

Menezes pondera regresso a Gaia em 2017
MARGARIDA GOMES 29/04/2015 - PÚBLICO

Ex-autarca tem-se passeado pelo concelho, conversado com antigos funcionários da autarquia e ouvido apelos para regressar à câmara.

O PSD-Gaia já sonha com o regresso de Luís Filipe Menezes e pensa nele para protagonizar uma candidatura às eleições autárquicas de 2017. O ex-autarca social-democrata, que está a ser investigado pela Polícia Judiciária por suspeitas de corrupção e crime de enriquecimento ilícito nos tempos em que dirigia a Câmara de Vila Nova de Gaia, abriu as hostilidades, criticando nas redes sociais a gestão do seu sucessor, Eduardo Victor Rodrigues. O partido comunga das suas objecções, apontando falhas ao actual presidente.

“Ao fim de dezoito meses, houve uma quebra na iniciativa municipal e não se conhece qual é o rumo e quais são as prioridades da actual câmara”, atira o líder da concelhia social-democrata e vice-presidente da distrital do Porto, Firmino Pereira, afirmando, que o “PS não tem uma equipa de vereadores com experiência e preparação política para dirigir um município com a dimensão da Câmara de Gaia”.

O PSD local não se conforma com o facto de o concelho ter perdido um autarca com dimensão nacional e mostra-se muito empenhado em trabalhar numa solução que devolva a Gaia um “presidente de câmara com visibilidade, arrojo, mas também com dimensão nacional”. E embora ainda existam mágoas pela forma como o Menezes tratou Gaia na hora de anunciar a sua candidatura à Câmara de Porto, que perdeu para o independente Rui Moreira, o partido já anda no terreno, tentando perceber o que pensa o eleitor anónimo de um eventual regresso do ex-autarca.

“O último mandato de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia não foi o melhor. Ele abandonou-nos e na hora de anunciar a sua candidatura ao Porto disse que veio a Gaia fazer uma comissão de serviço e isso nós não esquecemos”, lembrava ontem um ex-autarca do partido ao PÚBLICO, sublinhando, contudo, não se opor ao seu regresso para liderar uma candidatura.

Na altura, a atitude de Menezes foi mal recebida e muito criticada por todos aqueles que sempre estiveram a seu lado. Por isso, agora dizem que da próxima vez terá de “haver um caderno de encargos”. “Não vamos estar subjugados a ninguém, vamos querer um caderno de encargos onde tudo será negociado”, declarou a mesma fonte, que solicitou anonimato.

O eventual regresso a Gaia do actual conselheiro de Estado serviu já de pretexto para a realização de jantares com presidentes de junta e líderes de opinião e, de acordo com relatos feitos ao PÚBLICO, “há um sentimento favorável ao seu regresso”.

“O PSD tem fortíssimas possibilidades de ganhar a câmara e não considero que se trate de um combate difícil” declarou, por seu lado, um ex-autarca com responsabilidades partidárias, que não esconde o orgulho que sente pela obra deixada pelo seu correligionário de partido.

Quanto ao facto de o ex-presidente da Câmara de Gaia estar na mira da justiça, as mesmas fontes afirmam: “Toda a gente tem a percepção que ele vai ficar livre dos problemas que tem e que estão relacionados com o seu património”.

Enquanto a justiça faz o seu caminho, Menezes faz o dele. E por estes dias, esteve no concelho, que liderou durante quatro mandatos consecutivos, e cumprimentou muita gente. O curioso é que escolheu as redondezas da câmara municipal para se passear e contactar pessoas, tendo-se cruzado com muitos funcionários que já estiveram sob a sua alçada. Nos contactos que fez na rua ou em cafés que conhece bem, terá mesmo ouvido dizerem-lhe para que regresse.


O presidente da comissão política concelhia do PSD, que afirmou que tem mantido contactos com Menezes, já esqueceu as escaramuças que teve com o antigo presidente do partido pelo facto de o ter impedido de apresentar uma candidatura ao município em 2013. “Fui preterido na candidatura à câmara, mas não tenho nenhuma motivação pessoal contra Luís Filipe Menezes”, garantiu, mostrando-se disponível para todos os apoios. "Em Vila Nova de Gaia há um núcleo fortíssimo de apoios, que engloba ex-autarcas, dirigentes concelhios e muitos militantes”, sublinhou Firmino Pereira.

Sem comentários: