sábado, 25 de abril de 2015

Em democracia nem a imbecilidade vai ao visto prévio / NUNO SARAIVA


Em democracia nem a imbecilidade vai ao visto prévio
por NUNO SARAIVA / 26-4-2015 / in DN online

Ao contrário do que acontecia no Estado Novo, em que o direito à imbecilidade só era garantido a quem alinhasse na União Nacional, 41 anos após o 25 de Abril constatamos que, além da liberdade de reunião e de manifestação, de pensamento e de opinião, de imprensa e de expressão, entre tantas outras conquistas, também garantimos a liberdade de burrice. Em democracia é assim, há espaço para tudo sem o receio de ir bater com as costas no Aljube.
Foi o que nos mostraram esta semana alguns deputados dos chamados partidos do arco da governação - PSD, CDS e PS. A pretexto de garantir uma pretensa maior pluralidade mediática das eleições, os iluminados parlamentares desenharam uma aberração a que chamaram anteprojeto de lei que, entre outras pérolas, previa a obrigatoriedade de entrega antecipada de um plano de cobertura para validação, isto é, "exame prévio", em que os media teriam que descrever com minúcia a uma "comissão mista" as entrevistas e debates que pretendem realizar, as ações de campanha que tencionam cobrir, além de impor opinião a metro - nunca poderia ser maior que a notícia - e proibir os adjetivos ou juízos de valor sobre eventos partidários. Ou seja, se a infâmia tivesse seguido em frente, um comício do CDS em Vale de Cambra com meia dúzia de gatos pingados teria o mesmo tratamento que a Festa do Avante! com a Atalaia à pinha. Ou um jantar do PS em Ponte de Lima que estivesse às moscas seria, por omissão, um sucesso tão grande quanto um almoço do PSD em Vila Real em que não cabia nem mais um penetra.
Não creio que exista naquelas cabeças qualquer pulsão controleira ou censória. Seria exigir demasiado a gente tão poucochinha. É mesmo só ignorância e estupidez ao quilo. Basta, aliás, atentar no timing escolhido para o parto prematuro - 24 de abril -, a véspera do dia em que celebramos a abolição da censura. Sim, porque não vale a pena ter medo das palavras, aquilo que estava em cima da mesa era censura, com direito a visto prévio e tudo, mas, desta vez, com lápis tricolor - laranja, azul e rosa.
A consequência óbvia do que os inteligentes discutiram durante um ano era a transformação dos jornais, rádios e televisões em veículos de propaganda pura e dura, sem mediação jornalística. Se é isso que querem, caros senhores, dou-vos uma notícia: há uma coisa nova e inovadora chamada tempos de antena. E também existe a publicidade paga, que os jornais obviamente agradecem.
Em boa hora este atentado à liberdade abortou. Em boa hora os responsáveis máximos dos partidos viram a luz e perceberam que a liberdade de imprensa é um valor intocável de qualquer democracia. E em boa hora tiraram o tapete aos seus bobos da corte.

Mas o que esta ópera bufa nos provou, mais uma vez, é que nada está garantido. A Democracia, por madura que esteja, é como um cravo. Tem de ser regada para não murchar. E passados 41 anos sobre a conquista da liberdade, ainda há que estar atento e vigilante porque há muitos, demasiados, que não sabem ou não querem saber o que foi viver na violência da ditadura. Basta-lhes perguntar "onde é que tu estavas quando Portugal foi à bancarrota?". Os ignorantes e os imbecis podem não passar disso mesmo. Mas nunca fiando.

Sem comentários: