sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Martin Schulz optimista após encontro com Tsipras


Martin Schulz optimista após encontro com Tsipras
João Manuel Rocha /  30 jan 2015 / PÚBLICO.

Martin Schulz, o primeiro líder de uma instituição europeia a ser recebido em Atenas desde a mudança de Governo, gostou do que ouviu e saiu optimista do encontro que ontem teve com o novo primeiro-ministro grego, Alex Tsipras.
“Raramente senti durante o meu mandato que tive uma discussão tão construtiva e aberta”, disse, citado pelo diário grego Kathimerini. “Há a impressão na União Europeia de que o novo Governo grego vai tentar seguir um caminho à parte”, mas “descobri hoje que não é o caso”, afirmou, após o encontro.
A Grécia procura “soluções numa base comum” com os parceiros europeus, disse também, citado pela AFP, depois de um encontro que se prolongou por duas horas e que Martin Schulz descreveu como “sincero”, “construtivo”, “substancial” e também “fatigante”.
“Estamos de acordo sobre muitos assuntos, mas há coisas que é preciso ainda discutir”, disse o socialista que preside ao Parlamento Europeu desde 2012. Schulz manifestou agrado com o facto de o combate à evasão fiscal e “a injustiça social que está ligada à evasão fiscal” sejam prioridades do executivo de Tsipras. “É um bom passo em frente e espero que amanhã, com o patrão da zona euro, Jeroen Dijsselbloem, haja passos concretos”, disse ainda. Dijsselbloem visita hoje Atenas.
Com um tom bem diferente, o presidente da Comissão Europeia, JeanClaude Juncker, disse, numa entrevista ao jornal francês Le Figaro, que eliminar a dívida grega “está fora de questão” e é uma solução que não seria aceite pelos outros países do euro. “São possíveis arranjos, mas eles não alterarão o essencial do que está em vigor”, afirmou.
“Tsipras diz que a Grécia não aceitará a austeridade. Os países do euro respondem que não haverá mais créditos se a Grécia não respeitar os compromissos”, acrescentou. “Respeitamos o sufrágio universal na Grécia, mas a Grécia deve também respeitar os outros.”
O vice- chanceler e ministro da Economia alemão, o social-democrata Sigmar Gabriel, disse quase o mesmo que Juncker. “Os cidadãos europeus têm o direito de esperar que as mudanças na política grega não se façam à sua custa, e é disso que se trata”, afirmou no Parlamento.
As declarações surgem depois das primeiras medidas antiausteridade anunciadas pelo novo Governo grego, incluindo o aumento do salário mínimo, o alargamento dos cuidados de saúde a desempregados que não tenham seguro e o fim da mobilidade na função pública.
Falando após o encontro com Martin Schulz, o primeiro-ministro grego disse que o seu Governo está a procurar “construir uma nova relação de confiança” com a Europa. Tsipras repetiu a mensagem que deixou na quarta-feira, no seu primeiro Conselho de Ministros, e declarou que pretende uma solução “mutuamente benéfica” para o problema da dívida grega. A Grécia, afirmou também, está a trabalhar para o “regresso ao crescimento” e “a Europa vai ultrapassar a crise e sairá mais forte”, com “mais solidariedade e confiança recíproca”.


A procura de uma “nova relação” com a Europa vai levar na segunda e terça-feira a Londres, Paris e Roma o seu ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, para contactos com os seus homólogos.

Sem comentários: