terça-feira, 12 de agosto de 2014

Moody's coloca em nível de lixo rating da dívida não garantida do Novo Banco


Moody's coloca em nível de lixo rating da dívida não garantida do Novo Banco
PÚBLICO e LUSA 12/08/2014 -

A agência de notação financeira Moody's atribuiu esta terça-feira uma nota B3 à dívida sénior e B2 aos depósitos do Novo Banco, ambos em níveis de lixo, e com perspectiva de novos cortes do rating atribuído.

O rating da dívida sénior não garantida de longo prazo do Novo Banco passa a estar no sexto nível do patamar considerado "lixo".

Os ratings da dívida sénior de longo prazo e dos depósitos estão "sob revisão" para downgrade, o que significa que as suas classificações podem voltar a descer em breve.

A dívida do banco liderado por Vítor Bento, garantida pelo Estado, está avaliada em Ba1, ao nível mais próximo de ser considerada de investimento, e com outlook estável, o que significa que a agência de notação financeira não prevê mais cortes no curto prazo.

Há pouco mais de uma semana, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES e anunciou a separação da instituição em duas, o banco mau (bad bank) e o Novo Banco.

No Novo Banco ficaram os activos e passivos considerados não problemáticos do ex-BES, recebendo esta nova instituição financeira uma capitalização de 4,9 mil milhões de euros através do Fundo de Resolução bancário.

No que refere ao bad bank, o conselho de administração do banco central proibiu a "concessão de crédito e de aplicação de fundos em quaisquer espécies de activos, excepto na medida em que esta aplicação de fundos se revele necessária para a preservação e valorização do seu activo".

No passada segunda-feira, o Novo Banco informou que a agência canadiana de notação financeira DBRS manteve as notas atribuídas aos instrumentos de dívida de longo e curto prazo que tinha recebido, por transferência, do BES.

Em comunicado divulgado no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Novo Banco adiantou que os ratings mantidos foram, respectivamente, de BB e R-4.


A perspectiva de acompanhamento destas notas melhorou, ao passar de "sob revisão com implicações negativas" para "sob revisão em desenvolvimento".

Sem comentários: