domingo, 31 de agosto de 2014

Autarca Costa "surpreendido" com projeto para o Jardim do Império.

O ausente Costa declara-se agora "surpreendido".
Saltitando de Demagogia em Demagogia Costa está exposto à erosão desconstrutiva da sua própria imagem.
OVOODOCORVO
Autarca Costa "surpreendido" com projeto para o Jardim do Império
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, disse, numa carta enviada ao CDS, estar "surpreendido" com o projeto para o Jardim da Praça do Império, em Belém, tendo solicitado informações ao vereador da Estrutura Verde.
17:31 - 30 de Agosto de 2014 | Por Lusa
In Notícias ao Minuto

O CDS-PP na Câmara de Lisboa formalizou na quinta-feira um pedido de esclarecimentos à autarquia, na sequência do anúncio, por parte do município, quanto à não manutenção de oito brasões referentes às ex-colónias situados na Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos.

Naquele jardim, que já conta com 75 anos, existem várias composições florais, como brasões dos distritos portugueses, a cruz de Cristo, o escudo português e canteiros com símbolos das ex-colónias, que já não são alvo de intervenção há cerca de 20 anos.

A Câmara de Lisboa admitiu na quarta-feira, num comunicado do gabinete do vereador da Estrutura Verde, José Sá Fernandes, que "não irá despender recursos financeiros a recuperar os brasões criados pelo Estado Novo das antigas colónias portuguesas e que há muito não existem, nem sequer como arranjos florais no local". Serão antes recuperados outros 24 brasões.

No documento enviado a António Costa, o vereador João Gonçalves Pereira exigia a "suspensão imediata de todas as decisões ou obras que visem alterar o Jardim da Praça do Império" e "a discussão e votação em reunião camarária", tendo em conta que "este é um assunto cuja gravidade não permite que seja tratado com leviandade e ligeireza ou à margem do processo deliberativo democrático a nível autárquico que obrigatoriamente deve funcionar em representação dos cidadãos".

O centrista solicitava ainda "pareceres sobre esta decisão e as suas consequências para o jardim e a zona envolvente, bem como as respetivas classificações".

Numa resposta a estas questões, enviada ao CDS pelo gabinete do presidente da Câmara de Lisboa na sexta-feira à noite e disponibilizada à agência Lusa, lê-se que António Costa "foi surpreendido com as recentes notícias sobre o projeto para o Jardim da Praça do Império, tendo solicitado de imediato informações ao senhor vereador José Sá Fernandes".

Segundo a missiva, "foi dada indicação para que o assunto fosse apresentado e discutido em reunião de câmara".

João Gonçalves Pereira voltou a responder ao presidente, mostrando-se agradado com o facto de o tema vir a ser discutido numa reunião do executivo municipal e acrescentando que se isso já tivesse acontecido "provavelmente ter-se-ia evitado uma querela inútil e uma decisão errada".

Nessa reunião, o CDS-PP levará "uma proposta que garanta a recuperação e manutenção da identidade dos jardins da Praça do Império e dos seus brasões históricos, que são isso mesmo - parte de um percurso histórico de séculos cuja evidência em nada prejudica o excecional relacionamento do país e do município com os países e povos independentes e de expressão lusófona", referiu.

O democrata-cristão assinalou ainda que "surpreendido ficou o povo desta cidade tão antiga como moderna, tão identitária como aberta", com a decisão do vereador da Estrutura Verde.

Fonte do gabinete do vereador da Estrutura Verde, José Sá Fernandes, disse hoje à agência Lusa que foi o próprio autarca a solicitar que a discussão fosse levada à próxima reunião de câmara.

A mesma fonte considerou que este é um debate que "se está a fazer fora de tempo", já que "há 20 anos que o jardim está assim e ninguém fez nada".


"O vereador não vai destruir nada, vai recuperar e devolver o desenho original ao jardim", frisou, referindo que também José Sá Fernandes ficou "surpreendido" com a polémica criada.

Sem comentários: