domingo, 27 de abril de 2014

BAIXA ENCHE-SE DE CARTAZES EM PROTESTO CONTRA O EXCESSO DE HOTÉIS




BAIXA ENCHE-SE DE CARTAZES EM PROTESTO CONTRA O EXCESSO DE HOTÉIS

Nas últimas semanas, um colectivo artístico lisboeta tem afixado cartazes por toda a Baixa Pombalina com o objectivo de alertar para aquilo que consideram ser um “sismo turístico” no centro da cidade. A acção, intitulada “Terremotourism: instruções de emergência em caso de transformação urbana produzida por sismo turístico”, é constituída por cartazes onde se podem ler as normas de segurança geralmente utilizadas em caso de terramoto, mas aplicadas ao crescente aparecimento de unidades hoteleiras na Baixa.


“Fizemos esta relação entre o Terramoto de Lisboa e o sismo turístico que vai mudar completamente a zona”, explica um dos membros do Left Hand Rotation, um grupo com raízes em Espanha mas que já desenvolveu outras iniciativas em Lisboa – que preferiu não ser identificado. Para eles, o que está actualmente a acontecer “é como a onda do maremoto: primeiro o abandono e depois a especulação. Um bairro onde não moram pessoas não é um bairro seguro e, sem um tecido social forte, há especulação privada”, dizem.
Para já, esta iniciativa fica-se pela afixação de cartazes, mas o grupo admite vir a desenvolver outras acções do mesmo género, uma vez que está contra “a ideia de pensar-se a cidade como marca, como produto”, o que actualmente acontece, acusa. A totalidade das instruções pode ser consultada aqui (http://lefthandrotation.blogspot.pt/2014/03/terremotourism-instrucciones-de.html).


Texto: João Pedro Pincha

Sem comentários: