quinta-feira, 27 de março de 2014

Dois erros na reforma das pensões / EDITORIAL / PÚBLICO.Corte permanente nas pensões causa embaraço no Governo. O Groucho Marx de Maria Luís / i online

EDITORIAL
Dois erros na reforma das pensões
DIRECÇÃO EDITORIAL 28/03/2014 - PÚBLICO

Trocar uma medida temporária por uma outra avulsa dificilmente passará no Constitucional.
Há um problema de forma e de conteúdo na polémica sobre o corte das pensões. Primeiro, a forma. Uma fonte oficial do Ministério das Finanças chama os jornalistas para explicar que o Governo está a estudar uma nova fórmula de cálculo das pensões que passaria por indexar o valor das reformas ao crescimento económico e a indicadores demográficos. Esta seria a solução para substituir os cortes temporários que o Governo está a fazer através da contribuição extraordinária de solidariedade (CES). Ao que parece, há uma falta de sintonia dentro do próprio Governo. Em reacção às notícias publicadas nos jornais, a citar a fonte oficial das Finanças, Passos Coelho veio falar em “especulação”, e enviou um recado para dentro do próprio Governo. O primeiro-ministro pediu especificamente aos membros do Governo que contribuam para um debate “mais sereno e mais informado”. Já as declarações de Marques Guedes, que fala em “manipulação” de informação, parecem ser claramente excessivas.

Em relação ao conteúdo, o que parece estar em causa é a substituição de uma medida temporária, a CES, por uma outra avulsa, já que a tal fonte oficial do Ministério das Finanças admite que em 2015 apenas estará em vigor uma nova fórmula de cálculo das pensões (que fará baixar o seu valor) sem estar ainda enquadrada numa reforma estrutural do sistema de Segurança Social e da CGA. Constitucionalistas ouvidos pelo PÚBLICO alertam que se a medida avançar poderá esbarrar novamente no Tribunal Constitucional, que, aquando do chumbo do diploma da convergência, deixou bem claro que só aceitaria uma redução das pensões de forma permanente se o corte fosse feito no âmbito de uma reforma estrutural e não apenas para conseguir poupanças imediatas para tapar o buraco das contas públicas.



Corte permanente nas pensões causa embaraço no Governo
Noticias sobre a medida que está a ser estudada para substituir a CES, a partir do próximo ano causou mal-estar no Governo e na maioria
Raquel Martins e Maria Lopes / 28 mar 2014 / PÚBLICO
As notícias sobre os cortes permanentes nas pensões, que estão a ser estudados para entrarem em vigor no próximo ano, causaram embaraço dentro do Governo e na maioria. Passos Coelho foi o primeiro a reagir. A partir de Moçambique, o primeiro-ministro classificou como “especulação” as notícias que dão conta de um corte permanente nas pensões, tendo por base indicadores económicos e demográficos, e de caminho deixou, de forma indirecta, um recado ao Ministério das Finanças. Mais tarde foi o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, que, sem nunca desmentir a informação, repetiu que o Governo ainda não tomou uma decisão sobre as alternativas à Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES).
As reacções surgem depois de o PÚBLICO e outros órgãos de comunicação social terem avançado que o Governo pondera substituir a CES por um mecanismo permanente que permita ajustar o valor das pensões à evolução de vários indicadores económicos e demográficos. Na quarta-feira, num encontro informal com jornalistas, fonte oficial do Ministério das Finanças explicou que a reforma dos sistemas de pensões terá dois momentos. Numa primeira fase, o grupo de trabalho encarregue desta matéria está a efectuar várias simulações para definir as medidas que garantam “a redução na despesa no imediato” e que devem vigorar já no próximo ano. “O objectivo das reformas a aplicar no curto prazo é que não sejam apenas um corte, mas um ajustamento que tem de ter em conta a evolução do factor económico e demográfico e que possa estar indexado a um mix de indicadores”, acrescentou a mesma fonte. O trabalho final “mais de fundo” foi remetido para depois de 2015.
Confrontado com o facto de a possibilidade ter sido avançada por fonte oficial do Ministério das Finanças, durante um encontro informal com jornalistas, Passos Coelho relativizou: “Ainda não há relatório, só pode ser especulação”. Mas o primeiro-ministro fez questão de deixar um recado aos membros do executivo, lembrando que o debate público em Portugal “podia ser mais sereno e mais informado” e que espera que “os membros do Governo contribuam também para isso”.
Na habitual conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros de ontem, Luís Marques Guedes alinhou pelos mesmos argumentos. “Porventura a interpretação que alguns órgãos de comunicação fazem de conversas que tiveram com alguns, ou algum, membro do Governo, seguramente é exagerada para não dizer abusiva. Porque uma coisa é fazer-se um ponto de situação dos trabalhos que estão a decorrer, outra é tirar daí conclusões. Isso é um passo exagerado e abusivo”, disse, depois de ter destacado por diversas vezes que o mandato do grupo de trabalho visa propor uma solução duradoura para as pensões, que terá de ser debatida com os parceiros sociais e no Parlamento.
Marques Guedes reiterou, “tal como já foi dito pelo primeiroministro”, que “não é intenção do Governo haver qualquer redução adicional relativamente aos rendimentos dos pensionistas e reformados”. Mas as notícias avançadas nunca dão conta de cortes adicionais, mas de medidas para substituir a CES.
Ao incómodo manifestado oficialmente pelos membros do Governo, seguiram-se, ontem ao final do dia, notícias que davam conta de que nem o primeiro-ministro, nem o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, nem o ministro-adjunto, Miguel Poiares Maduro, estavam a par do encontro informal promovido pelo Ministério das Finanças. O PÚBLICO tentou confirmar a informação avançada pelo Expresso, TSF e Renascença, mas a até ao fecho da edição não foi possível.
Hoje, Paulo Portas será confrontado com o assunto durante a interpelação ao Governo sobre o programa de ajustamento, promovida pelo Bloco de Esquerda.
Perante esta polémica, o grupo parlamentar do PS anunciou ontem à noite que vai propor a audição do secretário de Estado da Administração pública, José Leite Martins, responsável pela pasta da Administração Pública e coordenador do grupo de trabalho da reforma das pensões. O objectivo é esclarecer as intenções do Governo quanto ao futuro das pensões.
O mal-estar entre os deputados do PSD e do CDS também era evidente. Faltam dois meses para as eleições europeias e há quem veja na divulgação desta informação um tiro no pé da maioria.
Proposta em risco
Avançar com um corte definitivo nas pensões sem ser no âmbito de uma reforma mais abrangente do sistema da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações corre o risco de ser travado pelo Tribunal Constitucional (TC). Este é o entendimento de vários constitucionalistas consultados pelo PÚBLICO que alertam que o TC, quando chumbou a lei da convergência das pensões, deixou claro que a alteração dos montantes das pensões em pagamento só seria aceitável no âmbito de uma reforma estrutural dos regimes.
“A ideia de avançar com uma medida de curto prazo que tem de ter um resultado equivalente à CES, com a promessa de uma reforma profunda após 2015 não vai convencer”, alerta Jorge Pereira da Silva, constitucionalista e professor na Universidade Católica de Lisboa.
“À luz do acórdão [862/2013], tudo o que seja transitório e a avulso, com o objectivo de resolver problemas de curto prazo não vai passar. O TC exige um sistema quase perfeito do ponto de vista da igualdade e de sustentabilidade, num horizonte considerável. E ainda impõe a unificação dos dois regimes”, acrescenta.
Soluções como a que está em cima da mesa e que visam responder a “necessidades orçamentais de curto prazo”, alerta Pereira da Silva, correm riscos. “Estamos perante uma fórmula matemática para obter um determinado resultado”, critica.
No acórdão que chumbou o corte de 10% nas pensões em pagamento da função pública, o TC conclui que “a violação das expectativas em causa (...) só se justificaria eventualmente no contexto de uma reforma estrutural que integrasse de forma abrangente a ponderação de vários factores. Só semelhante reforma poderia, eventualmente, justificar uma alteração nos montantes das pensões a pagamento”.
Os especialistas que constituem o grupo de trabalho das pensões estão a analisar várias simulações para avaliar qual o conjunto de indicadores adequados que permita um resultado “equitativo”, “modulado” e que tenha em conta os segmentos de pensionistas com rendimentos mais baixos. O mix de indicadores poderia incluir a evolução do PIB, indicadores demográficos ou o equilíbrio entre o número de pensionistas e os contribuintes para o sistema de Segurança Social, tal como acontece em países como Espanha, Alemanha ou Suécia. Um sistema como o que está agora a ser equacionado pelo Governo permitiria que, de 2015 em diante, as pensões em pagamento aumentassem ou diminuíssem, consoante a evolução dos indicadores escolhidos.
O professor da Faculdade de Direito de Lisboa Paulo Otero, entende que teoricamente, indicadores como os que estão ser estudados “são aceitáveis”, a questão é saber se são realistas e se se aplicam também às pensões em pagamento. “Em abstracto, critérios como a evolução da economia e a demografia parecem-me elegíveis para determinar o futuro das pensões, mas têm uma grande dose de incerteza”, realça ao PÚBLICO.
Também Paulo Veiga e Moura, especialista em direito administrativo, alerta que, mesmo que o TC aceite cortes não temporários, os critérios “têm de ser realistas”. “Não faz sentido dizer que as pensões só aumentam se a economia crescer a um ritmo de 10% ao ano”, exemplifica. com Sofia Rodrigues e Nuno Sá Lourenço



O Groucho Marx de Maria Luís
Por Luís Rosa
publicado em 28 Mar 2014 in (jornal) i online

Se tivesse orgulho político, Leite Martins já teria apresentado a demissão
No dia em que os juros da dívida a 10 anos desceram para mínimos de Março de 2010 (ligeiramente acima dos 4%),  o governo inventou uma nova trapalhada sobre o hipersensível tema da segurança social, que é reveladora da sua incapacidade para comunicar com os portugueses.

O até agora desconhecido secretário de Estado da Administração Pública resolveu convidar alguns jornalistas para um briefing sobre a contribuição extraordinária de solidariedade (CES). Sendo o líder do grupo de trabalho que está a estudar uma medida que substitua a CES, e sendo os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (tutelada pelas Finanças) mais afectados por aquela medida extraordinária que a Segurança Social (pela simples razão de pagar pensões mais elevadas), seria de louvar a atitude de transparência do Dr. Leite Martins.

O problema é que este ex-inspector-geral de Finanças, porventura por não ter os dotes de comunicação do Dr. Passos ou do Dr. Portas, conseguiu a proeza de causar ainda mais confusão que aquela que já existia desde que o Dr. Montenegro jurou a pés juntos que não existiriam mais cortes nos salários e nas pensões

- o que causou espanto geral perante a perspectiva de novos cortes na despesa de cerca de 2 mil milhões de euros. Em primeiro lugar, desmentiu o líder parlamentar do PSD, assegurando que existiriam cortes definitivos. Conseguiu também, não se sabe como, que uns jornais garantissem que os cortes eram definitivos, enquanto outros diziam que o valor da pensão iria variar anualmente, podendo subir ou descer em função do crescimento económico. E que uns tenham percebido que os polícias e militares teriam de reformar-se mais tarde e outros não tenham ouvido nada. Resultado: a conversa do secretário de Estado com os jornalistas foi a notícia do dia, para deleite da oposição e susto dos pensionistas. Uma senhora trapalhada, portanto!

Depois de desempenhar um papel semelhante ao de Groucho Marx, que adorava criar confusão em seu redor, o Dr. Leite Martins foi criticado e desautorizado por dois importantes ministros e pelo próprio chefe de governo. Poiares Maduro, responsável pela coordenação política, mandou dizer que nada sabia e assegurou que o "governo no seu todo foi surpreendido", Marques Guedes foi duro ao afirmar que as notícias provocaram "alarme social e injustificado" e Passos Coelho deu um murro na mesa para dizer que ainda não tinha decidido nada. Nova proeza: o secretário de Estado da Administração Pública continua a chamar-se Leite Martins e ainda não teve o orgulho político de apresentar a demissão, pelo menos até ao fecho da edição.

No final do dia, os portugueses ficaram sem perceber o que vai acontecer com a substituição da CES. A insegurança provocada por esta trapalhada é a pior violação do contrato do Estado com os pensionistas que pode haver. Só um governo muito inábil, como muitas vezes é o actual executivo, poderia provocar tamanha confusão. Pior ainda: a polémica enfraquece a credibilidade do Ministério das Finanças e de Maria Luís Albuquerque.


A ironia das ironias é que algumas das medidas que foram adiantadas fazem sentido - assim como é inevitável uma reforma global do sistema de segurança social. Perante o fraco crescimento económico e o inverno demográfico que Portugal está a viver, será inevitável que o chamado factor de sustentabilidade seja agravado num grau que permita garantir uma receita semelhante ao valor da receita da CES. Se este governo não fosse quase autista a comunicar, isso já teria sido explicado aos portugueses. Sem trapalhadas pelo meio.

Sem comentários: