domingo, 16 de março de 2014

Bombeiros combatem "incêndio muito difícil" em Viana do Castelo

Incêndios com esta dimensão e gravidade em Março ? O combate a esta Verdadeira Calamidade Nacional tem que mobilizar o Governo e toda a Sociedade.
Num País intensamente desertificado, situação demográfica que só se irá agravar tendo em conta o ritmo a que as pessoas estão a emigrar associada à queda do indíce de  natalidade, e sentindo já os efeitos de alterações do clima ... continua-se a não reconhecer a verdadeira dimensão desta ameaça global e permanente.
OVOODOCORVO

Bombeiros combatem "incêndio muito difícil" em Viana do Castelo
LUSA e PÚBLICO 16/03/2014 - 20:56 (actualizado às 22:08)
O fogo foi sinalizado de manhã, em Outeiro. Alastrou às localidades de Perre e Meadela, junto à cidade de Viana do Castelo. E bombeiros vão continuar combate durante a noite.
Mais de 100 bombeiros e outros operacionais combatem no final deste domingo um incêndio florestal no concelho de Viana do Castelo, de acordo com informação publicada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O fogo, sinalizado às 11h04, está a ser combatido por 97 elementos dos bombeiros, mais oito dos Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR (GIPS), quatro sapadores florestais e três outros operacionais.

De acordo com informação avançada à Lusa pelo segundo comandante distrital de operações de socorro, já nesta noite de domingo, o fogo, que começou em Outeiro, alastrou às localidades de Perre e Meadela, junto à cidade de Viana do Castelo. "Estamos a falar de uma extensão muito grande, de cerca de quatro quilómetros de fogo, com interrupções. Não temos estradões que nos levem ao coração do incêndio e tivemos cinco fogos em simultâneo nesta área", apontou Robalo Simões.

A mesma fonte acrescentou que face à situação no terreno, com duas frentes activas, "não há previsões para ter o incêndio dominado nas próximas horas", mesmo com o "reforço substancial" de meios de corporações do distrito de Braga.

"É incêndio muito difícil, muito extenso. Temos muito trabalho pela frente. Estamos em combate directo ao incêndio", disse ainda o segundo comandante distrital.

A circulação na A28, em Viana do Castelo, chegou a estar condicionada durante a tarde de hoje devido ao forte fumo que também se fez sentir no centro da cidade. As chamas chegaram a estar próximas de terrenos agrícolas e de casas na freguesia de Outeiro, onde foram colocados meios dos bombeiros como medida de precaução.

Nesta freguesia deflagraram três incêndios durante a manhã de domingo, mas no concelho de Viana do Castelo, na serra de Santa Luzia, ainda entre Afife e Carreço, há registo de outros três fogos nas últimas horas.

Conforme o evoluir do combate durante a noite, os bombeiros admitem a necessidade de pedir o apoio de um meio aéreo ao comando nacional ao início da manhã de segunda-feira.

Segundo a ANPC, registaram-se neste domingo, no território nacional, 49 ocorrências de incêndios (floresta e mato) e no sábado 71, que envolveram 540 operacionais.

Desde o início do mês, a ANPC contabilizou 387 incêndios.


Notícia actualizada às 22:08

Sem comentários: