sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Providência cautelar contra venda de quadros de Miró foi entregue hoje pelo PS. Berardo interessado nas obras de Miró do ex-BPN que vão a leilão em Londres. Mas … a 1 de Fevereiro de 2012 "Joe Berardo está falido."



Providência cautelar contra venda de quadros de Miró foi entregue hoje pelo PS
Por Agência Lusa
publicado em 30 Jan 2014 in (jornal) i online

O PS alerta para o facto de a colecção de 85 quadros de Miró, provenientes do ex-BPN, ter passado a "constituir propriedade definitiva do Estado a partir de 2012", tendo o pintor uma importância "absolutamente inquestionável
Uma providência cautelar para impedir que o Governo venda em leilão a coleção de 85 obras de Joan Miró foi hoje entregue no Tribunal Administrativo de Lisboa, indicou hoje fonte do Grupo Parlamentar do PS.

Em declarações à agência Lusa, a deputada Gabriela Canavilhas confirmou o envio da providência cautelar, anunciado na quarta-feira, no parlamento, para o Tribunal, para "evitar a venda lesiva para o Estado" da coleção proveniente da nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN).

"Esgotámos toda a nossa capacidade de alertar para o cumprimento da lei. Restou-nos recorrer ao tribunal", apontou Gabriela Canavilhas sobre esta nova iniciativa para tentar suspender o processo, depois de o PS ter apresentado no parlamento um projeto de resolução contra a venda, chumbado pela maioria, tal como outro, no mesmo sentido, apresentado pelo PCP.

"Estamos certos de que há irregularidades no processo", disse, convicta, a deputada socialista e ex-ministra da Cultura, sobre as expectativas do resultado da providência cautelar.

O PS alerta para o facto de a coleção de 85 quadros de Miró, provenientes do ex-BPN, ter passado a "constituir propriedade definitiva do Estado a partir de 2012", tendo o pintor uma importância "absolutamente inquestionável, não havendo em Portugal nenhum acervo deste pintor - ou de qualquer outro deste período com esta magnitude e grandeza -- que se lhe compare em valor".

Lembra ainda que a Lei de Bases do Património Cultural estabelece "responsabilidades inequívocas" ao Estado, como "a inventariação, classificação e ainda normas específicas quanto à exportação, expedição, importação, admissão e comércio de obras de arte", "requisitos legais" que entende não terem sido salvaguardados.

Na sexta-feira, deverá ser votado em plenário, na Assembleia da República, um projeto de resolução também contra a venda dos quadros, apresentado pelo Grupo Parlamentar "Os Verdes".

Na quinta-feira, foi aprovado, por unanimidade, na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, um parecer e relatório sobre a petição em defesa da "Manutenção em Portugal das obras de Miró", que já recolheu mais de 8.800 assinaturas desde o início de janeiro.

Os peticionários também enviaram o documento para o Parlamento Europeu, esperando que aquela instância possa inviabilizar o processo.

Em causa está o conjunto de obras do pintor catalão que ficou nas mãos do Estado após a nacionalização do BPN, e que o Governo pretende vender num leilão organizado pela Christie´s, em Londres, a 04 e 05 de fevereiro.

A deputada Gabriela Canavilhas entregou a 15 de janeiro um requerimento à Direção-Geral do Património solicitando a inventariação e classificação das obras de Miró, mas diz que, "até agora, infelizmente, não houve nenhuma resposta".

Quando a petição foi lançada, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, disse que "a aquisição da coleção de Joan Miró não é considerada uma prioridade no atual contexto de organização das coleções do Estado" português.

Contactado pela agência Lusa sobre a providência cautelar, o galerista Carlos Cabral Nunes, responsável pela petição, congratulou-se pela iniciativa do PS e disse que, desde que o caso foi conhecido internacionalmente, tem recebido "inúmeras mensagens de solidariedade e apoio".

"Recebi de Espanha muitas mensagens de apoio e uma, muito interessante, dando conta da disponibilidade de um grupo internacional de mecenas em patrocinar um futuro museu que o Estado venha a criar com a coleção das 85 obras de Joan Miró", revelou à Lusa.

Sobre o projeto de resolução da iniciativa de "Os Verdes", que será votado na sexta-feira, o galerista e curador Carlos Cabral Nunes fez um apelo aos deputados do parlamento para que "o resultado seja diferente de quando foram rejeitados os do PS e do PCP".


"Esta será a derradeira possibilidade de os deputados darem um sinal extraordinário da nossa democracia aos cidadãos. Por isso continuo a apelar a que votem positivamente esse projeto que pretende a suspensão da venda das obras, não nos submetendo a mais esta vergonha de ter de ser uma providência cautelar a cancelar esta venda altamente lesiva para o nosso Estado", sustentou.


Berardo interessado nas obras de Miró do ex-BPN que vão a leilão em Londres
O comendador Joe Berardo disse hoje à agência Lusa que está interessado nas obras de Miró, do extinto BPN, que vão a leilão, na próxima semana, na Christie's em Londres, e lamentou que nunca tivessem sido expostos em Portugal.
«Vou estar atento ao leilão, estou interessado, porque se trata de uma grande coleção», disse o presidente da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea Coleção Berardo, que excluiu a possibilidade de comprar a totalidade da coleção.
«Isso ninguém, nem quem tenha muito dinheiro, vai fazer. Estes quadros nunca mais vão voltar a estar juntos e foi uma pena termos tido este 'jackpot' que, por ordem do Ministério das Finanças, ficou num cofre, e nunca os expuseram», afirmou o comendador. «Foi uma pena não terem aproveitado a oportunidade e terem-nos exposto ao público aqui em Portugal», reforçou.
In DD online

Mas … a 1 de Fevereiro de 2012
Joe Berardo está falido
BCP, BES e CGD já desistiram, segundo o jornal i, de recuperar dívidas do empresário. As perdas já foram provisionadas e refletidas nos respetivos balanços.
01 fevereiro 2012 in DN online
O incumprimento é mais um passo, diz o jornal i, que faz manchete com o assunto, para afastar um dos homens fortes de José Sócrates na banca do próximo aumento de capital do BCP, que deverá rondar os 500 milhões de euros. No banco é dado como certo que Joe Berardo não vai conseguir acompanhar esse aumento de capital.
Por outro lado, o Governo equaciona a permanência de Joe Berardo no Centro Culturas de Belém, no âmbito de um protocolo assinado em 2006 entre o empresário e a ministra da Cultura de então, Isabel Pires de Lima.

Berardo pediu à CGD mil milhões de euros para comprar acções do BCP. No BES e no BCP desconhece-se o valor da dívida do empresário.

Sem comentários: