sábado, 11 de janeiro de 2014

Praga das palmeiras já chegou ao Passeio Alegre.


Praga das palmeiras já chegou ao Passeio Alegre
Insecto entrou em Portugal em 2007 e já se espalhou por todo o país. Em Lisboa, só em Dezembro, a câmara abateu 35 palmeiras
Marisa Soares/ 11 jan 2014 / Público

O escaravelho vermelho que tem destruído palmeiras em vários pontos do país atacou as centenárias e classificadas árvores do Passeio Alegre, na Foz do Douro, no Porto. Duas das 102 palmeiras estão já infestadas, mas a câmara tem em curso um plano para minimizar os estragos. Esta espécie de escaravelho que ataca as palmeiras foi detectada pela primeira vez em Portugal em 2007, em Albufeira, no Algarve. Em Lisboa, a câmara viu-se obrigada a abater dezenas de árvores: ainda em Dezembro passado mandou abater 35 palmeiras em vários pontos da cidade, por estarem infectadas. Destas, apenas uma será substituída, as restantes não o serão “por motivos fitossanitários” ou por questões relacionadas com a “gestão do espaço”, segundo a avaliação efectuada pelos serviços camarários.

Devido à sua rápida dispersão, o insecto chegou ao Porto, o que levou a autarquia a pôr em prática, há cerca de um ano, um plano de controlo e prevenção da praga. Isabel Lufinha, engenheira do pelouro do Ambiente da autarquia, disse à Lusa que, desde então, os jardineiros tratam mensalmente 102 palmeiras existentes na Avenida D. Carlos I e no Jardim do Passeio Alegre - 63 das quais centenárias e classificadas como Árvores de Interesse Público.

Sem comentários: