sábado, 11 de janeiro de 2014

Parlamento Europeu convida Snowden.


Parlamento Europeu convida Snowden
O Parlamento Europeu quer ouvir o analista informático Edward Snowden sobre o impacto dos programas de espionagem da Agência de Segurança Nacional sobre os cidadãos europeus. O convite foi feito pelos membros da Comissão de Justiça e Liberdades Cívicas, que aprovaram a audição ao norte-americano através de uma gravação em vídeo, com 36 votos a favor, dois contra e uma abstenção.
O objectivo dos deputados do LIBE (na sigla original) é identificar e propor novas políticas de protecção dos direitos de privacidade na Europa.
Snowden já manifestou em diversas ocasiões a sua disponibilidade para falar com representantes da União Europeia, mas também de governos como os da Alemanha e do Brasil, dois dos países mais visados pelos programas de espionagem da NSA.
No início de Novembro, o deputado alemão Hans-Christian Ströbele encontrou-se com o analista informático na Rússia, de quem recebeu uma carta dirigida aos responsáveis políticos e judiciais do país. Dias depois, um grupo de personalidades de várias áreas da sociedade alemã apelou a Berlim que concedesse asilo ao norte-americano.
A concretizar-se, a audição de Edward Snowden por membros do Parlamento Europeu terá de ser feita através de uma gravação em vídeo, já que a sua saída da Rússia anularia o asilo temporário que lhe foi concedido no Verão passado, deixando-o sem protecção legal. Desta forma, poderia ser detido e entregue às autoridades dos EUA, onde é procurado por espionagem e roubo de propriedade do Governo, ao abrigo da Lei de Espionagem de 1917.
Ainda não é conhecida a resposta de Snowden à votação do LIBE nem foi avançada nenhuma data concreta para a audição do analista informático, mas o site Euroactiv aponta para a semana de 20 de Janeiro.

O eurodeputado conservador britânico Timothy Kirkhope, que é contra a audição de Snowden, considerou que o convite feito ao consultor é “altamente irresponsável” e prejudica “a credibilidade do parlamento”.

Sem comentários: