domingo, 18 de agosto de 2013

Aquecimento Global / Má gestão na Prevenção Estrutural / Aposta na Omnipresença de Eucaliptos./ Abandono da Floresta / No ano passado a Autoridade Nacional de Protecção Civil gastou no dispositivo de combate 75 milhões de euros e apenas 18 milhões na prevenção estrutural .



Especialista em incêndios florestais alerta governo para perigos da plantação de eucaliptos
18 Jul, 2012  

O investigador e especialista em incêndios florestais Xavier Viegas alerta para os perigos que acarreta a facilitação da plantação de eucaliptos.
Confrontado pela Antena1 com a proposta do governo para que a área ardida possa ser reflorestada com árvores de outras espécies, nomeadamente eucaliptos, Xavier Viegas afirma que esta espécie propaga facilmente as chamas, para além de gerar fogos de projeção.


“Luciano Lourenço, o professor universitário que dirigiu a extinta Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais, concorda com as melhorias, mas sublinha que o "combate é um mau remedeio", já que não resolve o problema de fundo: o abandono da floresta. Por isso não compreende que o ano passado a Autoridade Nacional de Protecção Civil tenha gasto no dispositivo de combate 75 milhões de euros e à prevenção estrutural tenham ficado reservados apenas 18 milhões.” 


Na última década, houve espaços florestais que arderam seis vezes


Especialistas criticam falta de investimento na prevenção dos fogos e na gestão florestal, um dado que contrasta com a aposta no combate. Gabinetes Técnicos Florestais funcionam de forma isolada, dizem
Há espaços florestais que já arderam seis vezes na última década. Isso mesmo mostra um mapa do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pedido pelo PÚBLICO, com o acumulado das áreas ardidas entre 2003 e 2013.
A figura revela um continente pintalgado pelas manchas dos fogos do Norte ao Sul do país, com a Região Centro a destacar-se por ter as áreas ardidas contínuas mais significativas (Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Coimbra). Mas, nestas, em geral, ardeu apenas uma vez na última década.
É nos distritos de Braga, Porto, Viseu e Guarda que salta à vista o maior número de pontos pretos, identificados como os que arderam entre três e seis vezes nos últimos dez anos. São ainda visíveis alguns destes pontos na parte sul dos distritos de Bragança e de Vila Real e na parte oeste de Valença.
Emanuel Oliveira, responsável pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF) de Vila Nova de Cerveira e comandante operacional municipal, lembra que muitos incêndios são cíclicos e até repetem o seu desenho. Por isso, sublinha a importância de trazer a ciência para o combate e de pôr os combatentes a trabalhar na floresta o ano todo. "Temos que antecipar o que vai acontecer. Por isso é importante ter quem analise o comportamento do fogo", sustenta. E completa: "Conheçam-se os ventos locais e a forma como cada combustível reage ao fogo. Não é o mesmo combater num eucaliptal ou em mato".
O gabinete que Emanuel dirige é uma das estruturas criadas nas câmaras na sequência do ano mais trágico de sempre dos incêndios florestais, 2003, em que os fogos tiraram a vida a mais de 20 pessoas e deixaram um rasto negro de 425 mil hectares. Um drama que se repetiu em 2005, com a destruição de 338 mil hectares. A sucessão de tragédias obrigou os governantes a reagir. Foi criado o Fundo Florestal Permanente (FFP), com uma taxa sobre os combustíveis para financiar a prevenção dos fogos, um tema que deu direito à criação de uma agência, extinta uns anos mais tarde. Os serviços florestais foram autonomizados das direcções regionais de Agricultura e criaram-se as equipas de sapadores florestais que trabalham o ano inteiro na floresta, a fazer limpezas e vigilância.
No combate, recorda o antigo segundo-comandante nacional José Codeço, introduziu-se a filosofia do comando único e criou-se a Força Especial de Bombeiros e o Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR, ambos numa lógica de profissionalização do combate. Os meios aéreos passaram a estar vocacionados para a primeira intervenção, tendo-se criado equipas helitransportadas para acorrer aos focos nascentes e reforçado a formação das equipas de comando. "Evoluiu-se muito ao nível da organização do teatro de operações, na definição de responsabilidades e na divisão de tarefas", sublinha.
Luciano Lourenço, o professor universitário que dirigiu a extinta Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais, concorda com as melhorias, mas sublinha que o "combate é um mau remedeio", já que não resolve o problema de fundo: o abandono da floresta. Por isso não compreende que o ano passado a Autoridade Nacional de Protecção Civil tenha gasto no dispositivo de combate 75 milhões de euros e à prevenção estrutural tenham ficado reservados apenas 18 milhões.
Essa falta de investimento, acredita, justifica que o fogo passe repetidamente pelas mesmas zonas. "Até é possível o mesmo espaço arder duas vezes no mesmo ano. Recordo-me de uma área na serra do Açor que ardeu seis vezes numa década. Isto só é possível porque não se faz prevenção", acredita Luciano Lourenço.

Principais metas do plano contra fogos na floresta estão ainda por cumprir
Por Mariana Oliveira

18/08/2013 in Público
Apesar dos avanços inequívocos, ainda há um longo caminho a percorrer para reduzir o elevado número de ignições e acabar com os grandes incêndios
No rescaldo dos dois anos mais trágicos a nível dos fogos florestais, 2003 e 2005, lançou-se uma reforma profunda no sistema de protecção civil com impactos nas políticas florestais. Em 2006, o Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios definiu metas concretas sobre o caminho a seguir. Passados sete anos, o PÚBLICO faz o balanço do que foi cumprido e do que falta fazer. Apesar dos avanços inequívocos, concluímos que ainda há um longo caminho a percorrer, apesar de algumas metas estarem muito perto do seu cumprimento.


Diminuição, de forma significativa, do número de incêndios com áreas superiores a um hectare
Não atingido
A evolução do número de incêndios florestais tem oscilado ao longo dos anos e, por vezes, em sentidos diferentes, mas parece unânime que ainda há muito a fazer para cumprir este objectivo. Em 2006, quando o plano nacional foi aprovado, registaram-se 3.499 ocorrências com área ardida superior a um hectare, um valor perto de metade do registado cinco anos antes. No ano seguinte, o número de incêndios voltou a descer ligeiramente e, em 2008, atingiu o mínimo da década, com 2.591 ignições. Mas, em 2009, disparou para perto de 6000 ocorrências, que desceram para menos de 4000 no ano seguinte. Em 2011, o número voltou a ultrapassar a fasquia dos 5.000 e o ano passado ficou-se pelos 4.425, um número um pouco inferior à média de 2002-2011 (4.975).


Eliminação de incêndios com áreas superiores a 1000 hectares
Não atingido
Este ano, já se registaram cinco incêndios que ultrapassaram a fasquia dos mil hectares, segundo o Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais, conhecido pela sigla EFFIS, uma base de dados que quantifica as áreas ardidas através de imagens de satélite. Os dados dos serviços florestais são mais precisos, mas demoram mais tempo a ser divulgados, não contabilizando ainda os grandes fogos ocorridos em Agosto. No ano passado, registaram-se 11 ocorrências em que a área ardida superou essa meta e, no ano anterior, houve seis destes mega-incêndios. Desde que o plano nacional foi aprovado, em 2006, só num ano, em 2008, não ocorreram fogos com mais de mil hectares.

Redução do tempo de ataque inicial para menos de vinte minutos, em 90% das ocorrências
Não atingido
A Autoridade Nacional de Protecção Civil contabilizou no ano passado 19.763 ocorrências em que o ataque inicial foi feito em menos de 20 minutos, um número que representava 86% do total. A marca piorou em relação ao ano anterior, em que a percentagem foi de 89%. Apesar disso, este ano, até agora, a situação melhorou. Os dados, ainda parciais, indicam que se conseguiu uma resposta em menos de 20 minutos em 8430 ignições, que representam 90% do total. Se a situação se mantiver, este pode ser o primeiro ano em que se cumpre esta meta. Em 2009 e 2010, o ataque inicial nos primeiros 20 minutos rondou 75% das ocorrências para as quais existia registo (não há dados em 13% das ignições), um valor que se afastou de anos anteriores. No período 2006-2008, refere a última avaliação do plano, essa percentagem rondou os 85%. "Esta redução do tempo do ataque inicial registado, face a anos anteriores, reside no facto de 59% e 57% das ocorrências, em 2009 e 2010, respectivamente, terem acontecido fora da Fase Charlie (Julho a Setembro), onde não existe dispositivo permanente terrestre ou aéreo", lê-se no último relatório do plano.


Redução do número de reacendimentos para menos de 1% das ocorrências totais
Não atingido
Este objectivo nunca foi alcançado. O ano passado, os serviços florestais registaram 1.856 reacendimentos, que representam aproximadamente 8,8% do total de ocorrências. O ano anterior, 2011, destacou-se pela negativa, tendo contabilizado o maior número de reactivações da última década. Foram 3.736 os fogos que reacenderam, que representam aproximadamente 15% do total de ocorrências. O último relatório de avaliação do plano nacional, relativo a 2009 e 2010, dava conta que nesse período ocorreram "alguns grandes incêndios que, pela extensão de área ardida, dificultam uma vigilância activa e que, em geral, dão origem a muitos reacendimentos". Os autores observam ainda "uma concentração temporal e espacial dos grandes incêndios, situação que dificulta muito a gestão de recursos humanos e de equipamentos".


Eliminação de tempos de ataque inicial superiores a 60 minutos
Não atingido
A ANPC não disponibilizou dados sobre o número de ocorrências que demoram mais de uma hora a ser atacadas em 2011 e 2012. Por isso restam os dados do último relatório de monitorização do plano nacional, relativo a 2009 e 2010. Neste período, verificou-se que a percentagem de ocorrências em que este limite foi ultrapassado correspondeu, respectivamente, a apenas 0,66% e 0,36% do total. A meta não foi alcançada pelo facto de grande parte dos incêndios ter ocorrido fora da fase onde o dispositivo de combate aos fogos é maior, a Fase Charlie.


Redução, para menos de 150, do número de incêndios activos com duração superior a 24 horas
Atingido
Em 2012, permaneceram activos durante mais de um dia 80 incêndios florestais, segundo o relatório final dos fogos desse ano, um documento conjunto do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Destes, a esmagadora maioria (50) durou entre 24 e 48 horas, apesar de cinco incêndios se terem prolongado por mais de quatro dias. Na última avaliação do plano, relativa a 2009 e 2010, havia dados discrepantes sobre a duração dos fogos, tendo, segundo os serviços florestais, a meta sido alcançada em 2007 e 2008, mas não nos dois anos seguintes. A ANPC garantia que cumprira sempre a meta nesses dois anos, contabilizando 60 incêndios com duração superior a 24 horas em 2009 e 126 em 2010.


Redução da área ardida para menos de 100 mil hectares/ano em 2012
Não atingido
Esta meta é mais conhecida e também a mais polémica, já que vários especialistas na área defendem que o objectivo é pouco ambicioso e, por isso, fácil de cumprir. Mesmo assim, em 2012, a área ardida ultrapassou o limite estabelecido, tendo sido consumidos pelo fogo 110.232 hectares de espaços florestais. Irónico é que, com excepção do ano passado, desde que o plano foi aprovado, em 2006, só em 2010 a área ardida ultrapassara aquela fasquia (133.090 hectares). Mas a meta era válida para 2012, já que se entendia que progressivamente se conseguiria diminuir a área ardida com a concretização das várias medidas de prevenção e de combate aos incêndios. Mas, curiosamente, nesse ano o objectivo não foi cumprido.


Mais de 500 mil hectares inseridos nas Zonas de Intervenção Florestal em 2012
Atingido
Pelo menos em termos quantitativos este objectivo foi alcançado. A área integrada nas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), que reúnem várias propriedades com objectivo de fazer uma gestão conjunta da floresta, já foi largamente ultrapassada. A meta era conseguir 500 mil hectares e até 2012 e no início deste ano estavam constituídas 162 ZIF que envolviam uma área de 847.712 hectares. A esmagadora maioria localiza-se na região de Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Há, contudo, quem sustente que muitas destas entidades estão criadas formalmente, mas poucas conseguiram uma intervenção real no terreno. Por exemplo, do total, apenas 490 mil hectares estão integrados em planos de gestão florestal e muitos, dizem os críticos, não saíram do papel.


Funcionamento em pleno dos Gabinetes Técnicos Florestais nos 278 municípios do continente
Não atingido
No início deste ano, existiam em Portugal continental 262 Gabinetes Técnicos Florestais, a maioria criada entre 2004 e 2005, o que significa que ainda há 16 concelhos sem gabinete. O objectivo destas estruturas é desenvolver acções de defesa da floresta contra incêndios e promover o ordenamento dos espaços rurais a nível municipal, já que funcionam nas câmaras. Há 56 autarquias que criaram gabinetes a nível intermunicipal. Alguns dos concelhos que não possuem estas unidades localizam-se em zonas urbanas em que os mesmos não se justificam, mas ainda há alguns municípios do interior sem gabinetes. Este ano, os serviços centrais reduziram para metade o apoio mensal (de 2000 para 1000 euros) que davam a estas estruturas.

Sem comentários: