quarta-feira, 24 de julho de 2013

Depois do pedido de “ir tomar no c…” … mais palhaçadas de Francisco José Viegas. Viegas ao i: "Quero ir à AR acabar com esta palhaçada do quadro"

Viegas ao i: "Quero ir à AR acabar com esta palhaçada do quadro"
publicado em 24 Jul 2013 in (jornal) i online

Parlamento chumbou audição do ex-secretário de Estado, mas Francisco José Viegas quer explicar.
O ex-secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas quer ir ao parlamento explicar a polémica venda para o estrangeiro do quadro Carlo Crivelli. A sua audição, que tinha sido pedida pelo PS, foi chumbada ontem pela comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, mas, ao i, Viegas garantiu ontem que quer mesmo esclarecer o assunto: "Tenho vontade de ir ao Parlamento para acabar rapidamente com esta palhaçada", afirmou.

De acordo com a vice-presidente da bancada socialista, Inês de Medeiros, a comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura chumbou o pedido do PS para ouvir o antigo titular da Cultura no caso da venda para o estrangeiro de uma obra do pintor renascentista Carlo Crivelli, pertencente ao empresário Miguel Pais do Amaral. Em Junho, o PS tinha feito um pedido de esclarecimento e uma pergunta formal ao actual secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, sobre a autorização da saída para o estrangeiro da obra de arte do século xv, com o alegado objectivo de venda por três milhões de euros.

Em 2012, o então secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, autorizou a saída do quadro, apesar das protecções legais a que estava sujeito e de um parecer negativo, assinado pelo então director-geral do Património Cultural, Elísio Summavielle.

Inês de Medeiros explicou ontem à Lusa que, no seguimento do pedido de esclarecimento, o PS "obteve as respostas e a documentação técnica e jurídica" sobre os pareceres de Francisco José Viegas e sobre a decisão de autorizar a saída do quadro. Com base nessas infor- mações, solicitou a presença de Viegas no Parlamento para esclarecimentos, tendo o pedido sido chumbado. "Com o argumento de que a secretaria de Estado da Cultura estaria a fazer as suas démarches, mas, até à data, não vimos qualquer conclusão", disse a deputada.

A 2 de Julho, numa audição parlamentar, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou que decidiu revogar a decisão da anterior tutela, sobre a autorização da saída para o estrangeiro da obra de arte. "Foi minha decisão revogar a decisão anterior tomada sobre esta matéria, porque considerei que havia aspectos de ordem procedimental que podiam ter sido desenvolvidos de outra forma", afirmou Jorge Barreto Xavier, sem adiantar maias pormenores.

Ontem, no Parlamento, Jorge Barreto Xavier anunciou que o governo vai activar o fundo de salvaguarda do património móvel e imóvel para poder adquirir "obras de arte de valor".

Sem comentários: