sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pedro Lomba . "Adjunto de Adjunto."

PEDRO LOMBA
"Adjunto do Adjunto"


"O jurista e polemizador vai ser o novo secretário de Estado adjunto do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro. Tem obra publicada sobre Política e Direito Constitucional.
Ganhou visibilidade na blogosfera, ao lado de nomes como Pedro Mexia e João Miguel Tavares, nos aguerridos combates retóricos entre a esquerda e direita portuguesa. Foi daí que saltou para as colunas dos jornais e dos comentários televisivos. É actualmente colunista do PÚBLICO.”

_______________________________________________________

Foi com prazer que acompanhei Pedro lomba como colunista do Público.

Sempre demonstrou reflexão, bom senso, profundidade e moderação … claramente num estilo menos populista-confrontrador, e na minha opinião mais efectivo do que, por exemplo, Henrique Raposo da mesma geração de colunistas e “Opinion- Makers”.

Foi por isso que fiquei surpreendido com este cargo no Governo, e consequentemente com a sua integração no “Sistema”.

Continuo a considerar que a Verdadeira Independência de Opinião tem como premissa fundamental, a total separação das “teias” do Poder e dos cargos Políticos, sejam eles “Independentes”… ou não.

A escolha é Clara … e a partir do momento em que se “vestiu” a capa … fica-se inevitávelemente prisioneiro da “teia”, e sobre o “manto”da inibição e do compromisso, não forçosamente como indivíduo, mas sim, como figura Pública.

Daí a minha surpresa ... Tivemos recentemente o caso de Viegas como S.E.C., que se mostrou arrependido do seu período Político e que resolveu demonstrar a sua independência e “retorno”, utilizando imagens e matáforas "Irreverentes", que não primaram pela Elegância e Bom-Gosto ...

Seria pena “perder” Pedro Lomba e as suas indiscutíveis qualidades de julgamento e de discernimento.

No entanto, desejo-lhe, claro, Boa Sorte.

António Sérgio Rosa de Carvalho.

Sem comentários: