terça-feira, 30 de abril de 2013

"Hipotético" candidato Menezes debaixo de fogo … e com ele os dinossauros.

"Hipotético" candidato Menezes debaixo de fogo … e com ele os dinossauros.

Apesar de todas as “proibições” a campanha segue animada no Porto … com Menezes cada vez mais nervoso e acossado … sente-se um nervosismo provocado por uma dúvida implicita de que provávelmente a época da retórica do - Autarca /Partido - Régulo Local/ Populismo - foi ultrapassada …

Entretanto, em Lisboa o Silêncio/ Vazio é Total e a Ausência Absoluta de Seara é ilustrativa.
Pois, Seara afirma ser correcto e respeitar a Lei … mas quem não deve andar nada satisfeito com isto  … é precisamente Costa, que necessita de Adversário, agora que arrumou Seguro em “banho maria e lume brando”, para poder brilhar no seu segundo mandato, enquanto espera ...
Afinal, ele precisa de alguém para derrotar!
As hesitações para os lados do casal Seara devem ser profundas … agora com Judite de Sousa acossada e criticada também na TVI …

António Sérgio Rosa de Carvalho.


PS acusa Menezes de ver o Porto como o seu "jardim de aventuras"
Por Patrícia Carvalho in Público
01/05/2013


Vereador socialista insurgiu-se contra a proposta do candidato do PSD à Câmara do Porto para a Rotunda da Boavista, ignorando uma outra, já existente, do PS, aprovada pelo actual executivo

O candidato do PSD à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, foi ontem acusado de "falta de elegância, de consideração e de cultura" e de tratar a cidade como se fosse o seu "jardim de aventuras". As palavras são do vereador do PS Correia Fernandes e surgem na sequência da proposta de Menezes para a Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista), apresentada anteontem. Em 2010, o PS fez uma proposta para o mesmo espaço que foi aprovada por unanimidade e que, segundo Correia Fernandes, está a ser desenvolvida.
"É de muito mau gosto que alguém que se apresenta como hipotético candidato não leia as decisões aprovadas pela câmara a que se candidata", disse Correia Fernandes, no final da reunião do executivo de ontem. Em 2010, o PS propôs que o jardim da rotunda fosse convertido em "Jardim da Música", associando-se à Casa da Música e recebendo esculturas relacionadas com o tema. Em 2012, a proposta foi actualizada com uma sugestão para que se realizasse uma ligação física ao edifício criado por Rem Koolhaas, recorrendo a um túnel construído para o metro. Anteontem, Luís Filipe Menezes propôs transformar a rotunda na "Praça dos Escultores", cortando o trânsito no troço entre a Rua 5 de Outubro e a Avenida da Boavista e levando o tráfego a contornar a Casa da Música, incorporando-a na rotunda.
Uma proposta que, para o vereador da CDU (e candidato comunista à câmara), Pedro Carvalho, "não faz sentido" e que, para Rui Moreira (que se candidata como independente), é "desajustada" e "nociva para a cidade". A sugestão de Menezes deixou particularmente insatisfeito Correia Fernandes que, vinca, "não é candidato a nada". "Não faz sentido que propostas como a nossa sejam atiradas para debaixo do tapete, como se a cidade fosse o jardim de aventuras de alguém a quem apetece fazer coisas. Exigia-se o mínimo de elegância, colocar as coisas em discussão e não pôr-se a apresentar projectos como se fosse a sua quinta. O Porto não é o campo de batalha sem regras em que se faz o que apetece", criticou o vereador socialista. Recordando que, recentemente, Menezes apresentara também um projecto para o Silo Auto (o PS vira aprovada uma recomendação sua para o espaço), Correia Fernandes disse que o autarca de Gaia estava a protagonizar "ataques do tipo rasteiro, sem qualquer justificação". O porta-voz da candidatura de Menezes, Couto dos Santos, vê nas críticas do PS um desafio. "O PS está de acordo com parte do projecto, o que significa que no essencial há concordância e que os pormenores poderão ser vencidos com o tempo e discussão", diz. "Quando o doutor Luís Filipe Menezes for presidente, será possível encontrar formas de entendimento", acrescenta.
Menezes disse anteontem ter mais de 80 projectos para apresentar à cidade. "Ele é livre de dizer os disparates que lhe apetecer", afirmou Correia Fernandes. Já Rui Moreira, em declarações à Rádio Nova, disse que a proposta de Menezes era "de quem tem uma visão muito suburbana que não se adequa à cidade do Porto". O empresário reforçou: "Há aqui uma falta de noção da realidade, do que a cidade é e de como ela se identifica com o seu património. Além de tudo o mais, [a proposta] é completamente disparatada em termos de custos e circulação".
Ontem, PS e CDU aproveitaram ainda a reunião de câmara para se juntarem a Rui Rio no apelo para que o Estado pague o que deve à Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU). Mas PS e CDU também pediram um balanço da actividade da SRU e o assumir de "responsabilidades", caso haja indícios de "má gestão".



Igespar "não serve para nada"
01/05/2013 in Público

Instituto criticado por causa do Bom Sucesso

Os vereadores do PS insurgiram-se ontem pelo facto de o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) não se ter ainda pronunciado sobre a mudança do tipo de vidro utilizado na fachada do Mercado do Bom Sucesso e a colocação de empenas publicitárias no edifício. "Vamos reforçar o nosso pedido, escrever novamente [ao Igespar]. Ele fica à espera sentado que as coisas aconteçam. Veja-se as esplanadas [da Praça de Parada Leitão] que ainda lá estão", disse Correia Fernandes, no final da reunião do executivo. Manuela Vieira secundou-o: "Actua sempre quando já é tarde. Não interessa para nada ter um instituto que actua desta forma". O PS defende que a fachada do mercado, classificado, foi alterada. Após esta denúncia, o Igespar pediu esclarecimentos à câmara, mas não se conhecem mais desenvolvimentos do caso.

Sem comentários: