quarta-feira, 20 de março de 2013

Empresário anuncia hoje as linhas programáticas da sua candidatura numa sessão aberta à população.




Empresário anuncia hoje as linhas programáticas da sua candidatura numa sessão aberta à população



Rui Moreira à espera dos tribunais

Por Margarida Gomes
20/03/2013 in Público

Os apoiantes do autarca de Gaia não se têm cansado de dizer que a "candidatura de Menezes ao Porto é uma caminhada triunfal", uma convicção que tem vindo a perder terreno

O presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Rui Moreira, anuncia hoje as linhas programáticas fundamentais da sua candidatura independente à Câmara do Porto, mas com uma secreta vontade que a candidatura de Luís Filipe Menezes seja chumbada pelos tribunais.
Rui Moreira nunca se pronunciou sobre a polémica Lei da Limitação dos Mandatos, que impede que um presidente de câmara que tenha cumprido três mandatos consecutivos num município se possa recandidatar, mas uma eventual recusa dos tribunais relativamente à candidatura de Menezes, que depois de Gaia se candidata agora ao Porto, "seria a cereja em cima do bolo". Mas, para já, o candidato dá prioridade à comunicação que, mais logo, vai fazer no Mercado Ferreira Borges.
Os apoiantes do autarca de Gaia não se têm cansado de dizer que a "candidatura de Menezes ao Porto é uma caminhada triunfal", uma convicção que tem vindo a perder terreno. Menezes e Rui Moreira vão disputar o mesmo espaço político, enquanto Manuel Pizarro, que encebeça a lista do PS ao Porto, tenta segurar o eleitorado moderado de esquerda. Do ponto de vista formal, o CDS está contra a candidatura de Menezes, que ainda governa a Câmara de Gaia. Informalmente, uma grande parte do PSD não está ao lado de Menezes e muitos já deram o seu apoio ao empresário. Ou seja, a actual coligação que governa a câmara está definitivamente comprometida.
À espera de casa cheia, a sala reservada para a cerimónia terá 400 lugares sentados. Rui Moreira, que a partir de hoje já será candidato oficial à presidência da Câmara do Porto, fará uma intervenção que deverá durar um quarto de hora sem direito a perguntas dos jornalistas.
A partir de agora, o contacto de Rui Moreira com a comunicação social vai passar a ser mais frequente. O candidato está já a delinear uma série de iniciativas para ir para o terreno e falar com as pessoas para lhes apresentar as suas ideias e as suas propostas para a cidade.
A sede de candidatura já está escolhida, tem uma localização privilegiada e deverá ser oficialmente inaugurada, ao que tudo indica, até ao final do mês de Abril.

Sem comentários: