quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cavaco sensibilizado para riscos com a barragem do Tua. 06/09/2012



06/09/2012
Cavaco sensibilizado para riscos com a barragem do Tua.
Património
Cavaco sensibilizado para riscos com a barragem do Tua
Por José Augusto Moreira in Público
Presidente da República recebeu movimentos que se opõem à obra da EDP e disse que iria discutir a questão com Passos Coelho
O Presidente da República mostrou-se ontem sensibilizado com os problemas decorrentes da construção da barragem de Foz Tua, principalmente no que respeita aos impactos ambientais e económicos e à ameaça para a classificação da região como património mundial.
..."Expusemos detalhadamente todas as questões e pedimos-lhe que questionasse o Governo. Disse-nos que iria falar com o primeiro-ministro sobre o assunto", relatou ao PÚBLICO o presidente do grupo ambientalista Geota, Joanaz de Melo, depois de uma reunião com Cavaco Silva, que teve lugar ao final da manhã, no Palácio de Belém.
No encontro participaram representantes dos diversos organismos que se têm oposto ao avanço da obra, que solicitaram ainda a presença de um representante do ICOMOS (órgão consultivo da UNESCO para as questões do património). Ao longo da mais de hora e meia que durou a audiência, Cavaco Silva terá colocado diversas questões, tendo-se mostrado particularmente atento àquelas que se relacionam com as consequências para a classificação da UNESCO, o desenvolvimento de um turismo de qualidade no Douro e a produção de vinho do Porto.
A equação económica associada ao empreendimento foi outro dos aspectos para os quais o Presidente da República mostrou particular atenção. "Explicámos detalhadamente que a potência a instalar com as novas barragens é inútil para todo o sistema energético e os custos que representam para o erário público", disse o presidente do Geota, acrescentando tratar-se de "uma despesa inútil e que só pode ser justificada como uma benesse do Governo às empresas do sector eléctrico".
"Estamos muitos satisfeitos e o senhor Presidente pareceu muito sensibilizado. O encontro ultrapassou as nossas melhores expectativas", resumiu Joanaz de Melo.

Sem comentários: