domingo, 13 de maio de 2012

"Desde que tomou posse como vereador do Urbanismo, em 2007, Manuel Salgado já repetiu mais de uma vez que não iria permitir construção à beira-rio." 08/02/2012


Manuel Salgado ... Não é … nem nunca será … um – Vereador - de - e para - Lisboa - …
É... e será sempre... acima de tudo … Um Arquitecto !
António Sérgio Rosa de Carvalho.




Projecto da EDP à beira-Tejo viola Plano Director Municipal

Por Ana Henriques in Público


A Câmara de Lisboa discute hoje a viabilidade de a Fundação EDP construir um centro cultural em forma de concha à beira-Tejo, apesar de isso violar as regras urbanísticas de preservação da frente ribeirinha impostas pelo Plano Director Municipal (PDM). A maioria socialista que governa a autarquia quer fazer aprovar um pedido de informação prévia da instituição.
Projectado para terrenos de Belém ao lado da Central Tejo onde neste momento existem antigos armazéns, o edifício é assinado por um nome em ascensão na arquitectura britânica, Amanda Levete. Acontece que, segundo as normas criadas pelo próprio município, é demasiado grande para estar tão próximo do rio. "Viola praticamente todos os critérios do PDM", assinala o vereador António Carlos Monteiro, do CDS-PP. "Não se pode construir mais de dez metros de altura na frente ribeirinha, nem tapar a frente de rio com mais de 50 metros de frente. Ora o edifício tem 14 metros de altura e 150 de frente".
O autarca reconhece que o projecto até tem qualidade. O problema é o local onde a EDP quer implantá-lo. "O PDM salvaguarda os sistemas de vistas", explica António Carlos Monteiro, que chama ainda a atenção para outro problema: o facto de parte do edifício ser subterrâneo, apesar de a frente ribeirinha de Belém ser uma zona de aterro. "A Câmara de Lisboa tem dois pesos e duas medidas: é forte com os fracos e fraca com os fortes", critica o vereador, numa referência ao facto de aos particulares estar vedada a infracção das regras urbanísticas. Para autorizar a construção da Fundação Champalimaud, um volume ainda maior de construção também à beira-Tejo, foi preciso suspender o PDM, recorda António Carlos Monteiro.
"Se o projecto for considerado ilegal, isso será para nós uma surpresa", reage o administrador-delegado da Fundação EDP, Sérgio Figueiredo, explicando que tem contado com "o incentivo do presidente da câmara e do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado". E observa: "Se assim for, no limite não se faz - o que é uma pena".
Sérgio Figueiredo explica que o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico já aprovou o trabalho de Amanda Levete para Belém, que "não constituirá" mais um obstáculo entre a cidade e o rio. "É um edifício o mais democrático possível, no topo do qual as pessoas vão poder caminhar. E é mais baixo do que os armazéns que vai substituir", argumenta. Já a ciclovia que ali passa "será desviada para trás ou para cima" do imóvel em forma de concha. Desde que tomou posse como vereador do Urbanismo, em 2007, Manuel Salgado já repetiu mais de uma vez que não iria permitir construção à beira-rio.

Sem comentários: