quinta-feira, 8 de março de 2012

Alto ! .... e pára o Baile ! ... por António Sérgio Rosa de Carvalho.30/10/2011



 Estas imagens dispensam comentários ...
Somos cada vez mais visitados ... que imagem do País, da Cidade de Lisboa ... deixam estas impressões ?... Somos um País na Europa ... que é visitado com a mesma nostalgia ambivalente e ambígua de quem visita Cuba ...



" E se formos muito exigentes com a pedrinha e com o azulejo não conseguimos reabilitar nada".( Manuel Salgado em plena Reunião pública na C.M.L.)
Manuel Salgado é o exemplo típico do Arquitecto que se vê a si próprio ... como o grande Legislador … o grande Arquitecto … quando ... Lisboa com os seus desafios definitivos de Preservação do Património e de Reabilitação Urbana, necessita de um tipo de personalidade radicalmente oposta ….
O grande problema não reside apenas em que, apesar das suas promessas, a Reabilitação esteja parada e a Cidade adiada nesta área fundamental … mas fundamentalmente na sua Interpretação do Problema e do Desafio … da óptica … de como ele perspectiva o Problema … e de como está a “minar”o terreno através da sua preparação sistemática Legislativa para concretizar aquilo em que acredita …



 Onde está a Candidatura a Património Mundial da Baixa ?
O híbrido em materiais e tipologias está a dominar as intervenções na Baixa ...
Abdicou-se ... por convicção …de todos os princípios já definidos no Dossier da Candidatura ….








"Aqui" ... a vontade de "bailar"parece ter desaparecido e estas "personagens" parecem nitidamente acabrunhadas e cabisbaixas ...

"Por todo o bairro, encontram-se várias obras paradas tapadas com telas, já amarelecidas pelo tempo, com a inscrição "Obras de Reabilitação" da Câmara de Lisboa. “As telas ainda são do tempo de Pedro Santana Lopes", comentou à Lusa Carlos Dias, em frente a um edifício no largo de São Miguel, cujas obras de requalificação nem sequer chegaram a começar. Nascido no bairro há 52 anos, Carlos Dias confessou que é com "muita tristeza" que vê o bairro em obras permanentes: "é mau para quem visita e para quem mora". ( … )Postado por Helder Gomes da Silva
http://amar-alfama.blogspot.com



"Obras municipais de reabilitação paralisadas e outras que correm a conta gotas em Alfama fazem a população suspirar pelo bairro de antigamente, antes da saída de muitos moradores e quando as ruas eram percorridas por milhares de turistas. Comerciantes, moradores e os presidentes das juntas de freguesia de São Miguel e Santo Estêvão são unânimes em considerar que as obras são necessárias, mas queixam-se do arrastar dos trabalhos, alguns há 10 anos, e dos estaleiros espalhados pelo bairro lisboeta que dificultam a passagem nas ruas íngremes e estreitas da zona. "Isto está um caos, está tudo parado, só se vê tapumes. São as obras de Santa Engrácia",( … )
Postado por Helder Gomes da Silva
http://amar-alfama.blogspot.com

 "Isto" ...
apesar das tentativas de “disfarçar” este infame monolito … resíduo de obras eternamente adiadas … no ponto mais emblemático e visitado da Lisboa Histórica … poderá ser interpretado como estrado para "bailaricos"?
O estado de degradação e a permanente fonte de desprestigio para a Cidade de Lisboa e o Povo Português dispensam mais comentários ...




“Ao cimo da Rua Norberto Araújo, quatro edifícios aguardam pacientemente há 10 anos a sua reabilitação e gera queixas dos moradores. "Isto já devia estar mais que pronto", afirmou um morador, acrescentando que esta situação prejudica o turismo: "quando os turistas vêem isto até têm medo de passar e ser assaltados".

A crise financeira na autarquia acabou por implicar, "por falta de pagamento", a suspensão das obras de reabilitação urbana em Alfama, Mouraria e São Bento, segundo um relatório de execução financeira da autarquia relativo ao primeiro trimestre deste ano divulgado pelo Rádio Clube Português. A Lusa contactou a Câmara de Lisboa para saber quantos edifícios foram recuperados e quantos faltam por reabilitar em Alfama, no âmbito dos três programas de requalificação 'Alfama Quem Cuida Ama', 'Lisboa a Cores' e 'Repovoar Lisboa', mas não obteve resposta em tempo útil."
Postado por Helder Gomes da Silva
http://amar-alfama.blogspot.com






O "bloco" "das eternas obras" da Rua Norberto Araújo constitui há muitos anos ... uma mancha inaceitável e vergonhosa na Paisagem de Alfama ...
E junto a este exemplo ... muitos outros ...


O Porto, com a sua magnifica Ribeira ... conseguiu a nomeação a Património Mundial … resultante de um notável Projecto Global de Restauro … com a Aplicação Rigorosa e Sistemática de Verdadeiros Princípios e Valores de Defesa Patrimonial … e não … portanto …de uma deliberadamente -Vaga - Pseudo - Falsa “Reabilitação Urbana”- alienadora dos mesmos Valores … e destruidora do Património.

"No entanto, a partir de meados da década de 1970, em grande parte graças às iniciativas desenvolvidas pelo Comissariado para a Renovação Urbana da Área de Ribeira/Barredo (CRUARB), pôs-se em prática um ambicioso plano de recuperação e revitalização da Ribeira do Porto. A actividade desenvolvida pelo CRUARB foi também decisiva para a apresentação da candidatura do Centro Histórico do Porto à UNESCO para classificação como Património Cultural da Humanidade, em 1991."






Onde isto .... já vai ....
A Baixa Merecia ... Lisboa Merecia ...



Sem comentários: