quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CONTINUO À ESPERA ,,, Dignissima Direcção Regional da Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, e Excelentissimo Dr. João Soalheiro ...06/09/2010







Estamos quase no mês de Outubro, e portanto vai fazer um ano que este gravissimo, inqualificável, e difícil de imaginar e conceber, atentado a um dos mais importantes Monumentos Nacionais associado à História da própria Fundação de Portugal, tomou lugar ...Este grave acontecimento foi suficientemente documentado na Comunicação Social e até teve tempo de antena na SIC ... Eu também tive oportunidade de me pronunciar em artigo de opinião no Público ( "Trapalhadas 'Monumentais' na Sé de Lisboa")... além de ter desenvolvido uma conversa crítica na Direcção Regional da Cultura de Lisboa e Vale do Tejo ... com mais dois membros do Cidadania Lx, que não refiro, pois este 'post' é da minha inteira responsabilidade ...
Nesta conversa foi-me dito, que este portão lateral iria ser reposto TEMPORÁRIAMENTE, e quando referi que isso seria "tornar o inaceitável ...em aceitável" ... foi-me acentuadamente dito, que apenas seria uma situação provisória ... e que a situação seria corrigida a seu tempo ... incluida no orçamento e no plano de recuperação, do tão necessário, Restauro do Claustro.
Entretanto 'ouvi dizer' que esta intenção de corrigir este atentado, não se mantinha .... Eu devo dizer ... que não consigo acreditar, pois apesar das recentes e espantosas afirmações, gravemente irresponsáveis e altamente relativizadoras do Ministério da Cultura no que respeita a classificação dos Monumentos Nacionais (ou outros) ... estou em crer, que este assunto, que apresenta matéria tão grave com potencial para uma queixa oficial ao ICOMOS por negligência do Estado Português ... vai ser resolvido brevemente ... ( as fotos que se seguem são relativas à intervenção de colocação do portão, depois da nossa conversa, a tal que é TEMPORÁRIA )
Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho









Sem comentários: