domingo, 25 de dezembro de 2011

Inteligência Empresarial e Sensibilidade Patrimonial.14/12/2009


14/12/2009
Inteligência Empresarial e Sensibilidade Patrimonial
Caros Amigos,


Regressado de Londres, e agora em Amsterdão, tenho seguido com atenção o processo de reconhecimento e apreciação com que o "Projecto" da Catarina Portas, com as suas manifestações de a " A Vida Portuguesa" em Lisboa, a "A Vida Portuense" na Invicta e ainda, numa perspectiva de intervenção urbana, o quiosque no Largo de Camões, tem sido brindado.

Já tive oportunidade de exprimir o meu agrado e de o tipificar, no Facebook, através de expressões como : Identidade, Criatividade, Autenticidade, Inteligência Empresarial, Salvaguarda do Património Cultural Português em várias vertentes … mas ao oferecer­-vos estas imagens, primeiro do antigo armazém do David & David, e do estado em que se encontrava, quando eu o conheci através de imagens disponibilisadas então pelo Núcleo de Estudos do Património da C.M.L.(estas, aqui, tiradas do site da Vida Portuguesa), pretendo um momento de reflexão, sobre a capacidade de reconhecer o potencial de Autenticidade num espaço histórico e aproveitá-lo através de um "RESTAURO", em vez de um conceito vago de pseudo­-"recuperação", com assinatura depuradora e destruidora.

Esta atitude é precisamente o que garante o sucesso comercial do Pojecto, e pode-se, portanto, classificar como Inteligência Empresarial.

Para quando uma iniciativa cultural da C.M.L. com um Prémio Municipal dirigido ao Comércio Tradicional, destinado a premiar iniciativas comerciais, com Preservação Rigorosa do Património de Interiores, baseada num conceito de RESTAURO?

Para quando uma formação especial para Fiscais da C.M.L., dirigida aos Interiores de Interesse Patrimonial?

Uma espécie de Departamento Especial, para contrariar aquilo a que já classifiquei, num artigo da minha autoria no Público, como a "A Brigada do Inox"?

Pode ser que o Sr. Presidente da C.M.L. leia este post …

Deixo-­vos também algumas imagens da loja "Vida Portuense, e de algumas impressões Londrinas ilustrando a qualidade do seu Comércio Tradicional, num Verdadeiro e Vivo Centro Histórico … Merry Christmas !! …

António Sérgio Rosa de Carvalho









Sem comentários: